Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Sueli Noronha Kaiser
Por: Museu da Pessoa, 28 de julho de 2021

Acima de tudo, enfermeira!

Esta história contém:

Acima de tudo, enfermeira!

Vídeo

Meu nome é Sueli Noronha Kaiser. Eu sou carioca, nasci no Rio de Janeiro, no dia 28 de março de 1944. Então, a minha vida de criança e jovem foi toda no Rio de Janeiro, onde eu vivi os anos 60 - os anos da Jovem Guarda, um período maravilhoso, do rock, daquela explosão dos jovens.

Minha mãe era enfermeira e me levava pro hospital quando trabalhava no plantão noturno. E eu via aquele ambiente hospitalar, aquilo me encantava, eu já sabia: “Quando eu crescer, quero ser enfermeira”. Então, eu fui fazer enfermagem e me identifiquei muito com a profissão. Eu me encantava com aquela arte do cuidar, das pessoas cuidando de pessoas doentes - isso me encanta até hoje.

Em 1969, eu terminei a faculdade, e em 1970 eu me inscrevi num concurso na universidade em Botucatu - fui pra Unesp de Botucatu como enfermeira. Mas no período em que eu estava trabalhando e fazendo a faculdade, eu conheci o meu marido, Roberto Luis Kaiser, daqui de São José do Rio Preto. A gente se casou, e eu vim pra São José com ele, caí aqui em Rio Preto e fui trabalhar na Beneficência Portuguesa. Mas eu fui a quarta enfermeira a chegar a Rio Preto, pois não tinha enfermeira aqui. Por isso, eu recebi proposta de todos os lugares. Comecei a trabalhar lá e me aposentei lá, com 37 anos de trabalho na Beneficência Portuguesa.

E logo que eu cheguei, a Beneficência Portuguesa, através do Doutor Braile, trouxe pra São José do Rio Preto a cirurgia cardíaca, o que fez com que Rio Preto se tornasse um polo de medicina. Esse desafio me interessou muito, e eu fui trabalhar com ele. Mas eu levei cinco anos pra treinar todo o meu time de enfermagem, pois naquela época não existia escola de enfermagem, não existia nada. Então, eu tinha que pegar as pessoas totalmente leigas e treinar para a assistência de enfermagem. Aí, depois que vieram os cursos pra cidade, eu fui incentivando pra que todos eles oficializassem com o curso de auxiliar ou de...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de São José do Rio Preto

Entrevista de Sueli Noronha Kaiser

Entrevistada por Luis Paulo Domingues e Cláudia Leonor Oliveira

São José do Rio Preto, 28 de julho de 2021

Entrevista História de Vida 090

Transcrita por Selma Paiva

(00:35) P1- Então, Sueli, obrigada por ter aceitado o nosso convite, por estar aqui no nosso estúdio, né, mais virtual do que nunca. Eu vou pedir pra você começar falando o seu nome completo, o local e a data de nascimento.

R- Eu estou em São José do Rio Preto, aqui no interior de São Paulo, quase divisa de Minas com o Mato Grosso. Meu nome é Sueli Noronha Kaiser. Eu sou carioca, nasci no Rio de Janeiro, no dia vinte e oito de março de 1944.

(01:05) P1- Sueli, você cresceu no Rio de Janeiro? Como é que é isso?

R- É. Então, a minha vida é toda no Rio de Janeiro, né? E eu nasci e vivi nos anos sessenta no Rio de Janeiro, o ano da Jovem Guarda, da explosão dos jovens. Aquele período maravilhoso do Rio de Janeiro, né? Jovem Guarda, rock, aquela explosão dos jovens. Então, eu sempre fui uma pessoa, assim, muito... eu sempre digo que eu devo ter sido uma criança hiperativa e não me cuidava, não me tratava, porque eu estou sempre em busca de novos desafios. Sou uma pessoa, assim, muito... gosto de desafios, né? E sou de uma família muito grande. Nós somos em oito irmãos, nove... é, oito irmãos. Eu sou a mais velha dos oito. Minha mãe e meu pai sempre trabalhando. E acabava que eu tinha que estar, assim, no comando da família. Então, esse espírito meu de liderança, de estar sempre cuidando das pessoas. E pelo fato da minha mãe também ser enfermeira. Ela me levava pro hospital quando, naquela época, os pais... ela trabalhava no plantão noturno. E eu pequena. No dia seguinte, se precisava levar ao médico, alguma coisa, eu ia dar plantão com ela, ficava dormindo no hospital, pra de manhã cedo sair pra alguma atividade que tivesse que fazer, comigo. E eu via aquele...

Continuar leitura

Título: Acima de tudo, enfermeira!

Data: 28 de julho de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Transcritor: Selma Paiva
Personagem: Sueli Noronha Kaiser
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios