Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 31 de julho de 2017

A vida dinâmica

Esta história contém:

A vida dinâmica

Vídeo

Eu que vinha de empresas menores, foi como eu que pilotava jatinho e me deram um Boeing para pilotar, foi muito interessante, a minha carreira cresceu muito, alavanquei muito. Peguei muitas crises lá, essa empresa [Fleischmann Royal do Grupo Nabisco] era fabricante da gelatina Royal e, um dia, alguém da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária achou que a gelatina estava com excesso de cromo. Cromo é uma coisa que tem no ovo, não é nada, para aqueles que não conhecem podem até se impressionar, então, é questão muito mais política do que qualquer outra coisa. Essa gelatina foi proibida no Brasil inteiro. Isso começou em São Paulo, a coisa irradiou para outras secretarias. Eu já estava com um ano e pouco de casa, foi logo no começo, o presidente, um inglês, um dia, chegou para mim e disse: “Olha, esse assunto aqui é seu, você vai ter que liberar a gelatina e tem prazo para isso, esse prazo é de quatro meses para estar liberado. Você conjuntamente com o diretor de Alimentos, vocês dois que se completam, terão que liberar essa gelatina”. Aí começamos saindo em campo... Eu sumia de casa, às vezes, por uma semana, viajando pelo Brasil afora, até conseguimos liberá-la em São Paulo mesmo, que foi onde começou o problema. Liberamos a gelatina em São Paulo, dali você tinha que replicar aquilo pelo Brasil afora, que não necessariamente era automático, os outros não iriam liberar somente porque São Paulo, que começou com o assunto, liberou. Então, saímos viajando por uma verdadeira romaria, sumia às vezes de casa até 15 dias e tudo, e já era casado e já tinha filhas, naquela época, duas filhas, ainda tenho, né? Foi uma fase muito importante da minha vida. Eu acho que eu cresci profissionalmente, muito, com essa situação. É o que eu digo, eu acho que você sempre cresce quando você enfrenta uma crise. A gente não tem que fugir das crises não, quando elas aparecem, claro que o ideal é que não tivéssemos,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Kinross Paracatu

Depoimento de Antônio Carlos Marinho

Entrevistado por Márcia Ruiz

Belo Horizonte, 31/07/2017

Realização Museu da Pessoa

KRP_HV032_ Antônio Carlos Marinho

Transcrito por Danielle Sales Lopes

P/1 – Bom dia, Antônio!

R – Bom dia.

P/1 – Eu gostaria de agradecer por você disponibilizar o seu tempo em nome da Kinross e do Museu da Pessoa para participar do nosso projeto. Nisso, eu gostaria que você falasse o seu nome, local e data de nascimento.

R – Meu nome é Antônio Carlos Saldanha Marinho. Eu sou natural do Rio de Janeiro. Nasci em 14 de junho de 1953.

P/1 – E qual era o nome dos seus pais?

R – Mário Gonçalves Marinho e Aidê Saldanha Marinho.

P/1 – E eles são oriundos de onde? Do Rio, também?

R – Ambos do Rio de Janeiro. Meu pai trabalhou numa indústria de cosméticos, Helena Rubinstein, naquela época, era famosa, né? A minha mãe, mais do lar, naquela época as senhoras eram mais do lar, trabalhou, até teve um período em que ela trabalhou, mas depois que casou, na realidade, foi cuidar da casa e cuidar de mim, filho único que eu sou.

P/1 – E me diz uma coisa, Antônio, e o nome dos seus avôs, por parte de pai e por parte de mãe?

R – João Dartagnan Saldanha, por parte de mãe, Rosalina Dias Saldanha. Manuel Marinho, por parte de pai, e Carolina Alves de Marinho.

P/1 – E qual era a atividade deles, dos seus avós?

R – Olha, meu avô, imigrante português, na realidade, quando veio para o Brasil, veio trabalhar numa pedreira e acabou tendo uma participação nessa pedreira no final da vida dele. Mas trabalhou bastante, lidando com pedras, de modo geral, na extração de pedras e a minha avó, também do lar, como era comum, como disse ainda há pouco.

P/1 – Isso por parte de pai?

R – Por parte de pai.

P/1 – E por parte de mãe? Seus avós...

R – Por parte de mãe, tem uma história muito interessante, porque meu avô, João Dartagnan, vinha de família militar, da Marinha, alta...

Continuar leitura

Título: A vida dinâmica

Data: 31 de julho de 2017

Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios