Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

A vida de Dona Carmem

Esta história contém:

Criança feliz Maria do Carmo Peixoto Argolo Butt, nasceu no dia 30 de abril de 1954, na fazenda do seu avô, em Exílio Medrado, na Bahia. Quando era criança, gostava de brincadeiras como: pular amarelinha, pular corda, andar a cavalo, nadar no rio, subir nas árvores e fazer bonecas com espigas de milho. Ela era muito feliz e se sentia solta. Saía para brincar no mato e ficava até tarde, pois não existia maldade, nem violência naquela época. Podiam brincar à vontade. Sua casa era muito simples. Não tinha rádio, televisão, fogão a gás, água encanada, banheiro dentro de casa e dormia numa catre (uma esteira de madeira estreita, dura e sem colchão). Quando tinha cinco anos, seu pai faleceu. Ela não sabia o que era a morte, mas quando viu todo mundo chorando, começou a chorar também. Depois de algum tempo, sua mãe a matriculou na escola. Ela estudou até a quarta série. A escola ficava numa fazenda, tinha só uma sala e uma professora para dar aula para muitos alunos, que sentavam em bancos de madeira e escreviam em cadernos feitos com papel de saquinhos de pão. Sua escola ficava muito longe da casa onde morava. Ela passava por uma fazenda, atravessava um rio e ia estudar. Quando voltava, parava no rio e tomava um banho. Era muito divertido Maria do Carmo viveu uma infância feliz O apelido Maria do Carmo tem vários apelidos. Quando era pequena, sua mãe a chamava de Carminha, mas ela não gostava, pois já é pequena e sentia menor ainda. Hoje seus sobrinhos lhe chamam de “Ta”, por alguns vizinhos é chamada de “Cai”, mas é mais conhecida como Dona Carmem. A fazenda Antigamente, na fazenda no avô de Dona Carmem, moravam muitos escravos e alguns deles foram judiados e morreram. Os fantasmas desses escravos ficavam assombrando as pessoas que moravam na fazenda. Quando era pequena, Dona Carmem sentia tanto medo dos fantasmas que tinha até medo de dormir e fazer xixi na cama. Um dos fantasmas era de um menino...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A vida de Dona Carmem

Local de produção: Emeb"professora Elizabeth De Lourdes Cardeal Sigri

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios