Apresentação da entrevistada; origens da família e a imigração de seu pai do Líbano. Breve descrição da atividade dos pais. A criação da loja da família em Birigui. Em 1939, Issa, pai de Selma, inaugura a loja A Tropical no bairro do centro da cidade de Bauru. Em 1954 seu pai se casa com a Mãe de Selma e a trouxe para Bauru. Selma se interessava por medicina mas estudou psicologia, já formada decide atuar na profissão e decide ir para São Paulo. Infância no bairro Altos da Cidade, zona sul de Bauru. Sua mãe morava no interior do Rio de Janeiro, era enfermeira, após o casamento não exerceu mais a função mas continuou sendo filantrópica. Infância regada a muitas reuniões e visitas de amigos. Apesar da descendência italiana, sua mãe tinha facilidade com a culinária árabe. Estudou num colégio só de meninas, e na saída da escola ia “Batistar”, e tomar lanche com as amigas. Assim como a mãe Selma gostava de ajudar as pessoas e sempre exercia um trabalho voluntário. Descrição do Centro da cidade de Bauru, das lojas famosas da cidade como a casa Lusitana e o festival de vitrines da Batista de Carvalho. Formada em psicologia, foi trabalhar e morar em São Paulo, onde permaneceu por 10 anos. Já casada e com 2 filhos, decide voltar com a família para Bauru e vai trabalhar com seu pai. Em 1991, abriu duas filiais da Atropical, uma no Bauru Shopping e outra em Marília, período de adaptação até as lojas se sustentarem. Ouviu os conselhos do pai e foi tocando o negócio. Diferença de públicos entre a loja do shopping e a loja do Centro. Seu pai faleceu em 1998, e em 2001 fecha a loja do Bauru Shopping. Mudança da loja do Centro, para a Azarias Leite, e abertura na loja perto do aeroporto. Decide ficar com uma loja somente e opta pela loja do centro. Com a pandemia mundial, vendeu muito tecido de algodão, o que a salvou de uma crise maior. Pode aprender sobre seu público e modo de consumo. Para o futuro pretende investir num e-commerce e continuar com as vendas por WhatsApp e ainda investir em cursos estágios para estilistas.

Sou Selma Issa Gândara Vieira. Nasci em 13 de setembro de 1956, na cidade de Bauru. Meu pais são José Issa e Iza Bovi Issa. O meu pai é imigrante, veio do Líbano. Meu avô chegou ao Brasil na década de 1930, foi mascate. E depois ele montou um armazém perto de Birigui e, mais tarde, em Birigu...Continuar leitura

Projeto Memórias do Comércio de Bauru – 2020-2021 Entrevista de Selma Issa Gândara Vieira - A Tropical Tecidos Entrevistada por Luís Paulo Domingues e Daiana terra Bauru, 01 de fevereiro de 2021 Entrevista MC_HV_0016 Transcrito por Selma Paiva P/1- Bom, então pra começar, a gente sempre co...Continuar leitura

Título: A Tropical: o legado de tecidos no interior

Local de produção: Brasil / Bauru