Nesta entrevista, gravada no seu ateliê, a grafiteira Malu Vibe nos conta como começou o seu trabalho na favela da Rocinha onde sempre morou e também sobre sua vivência. Ela relata como se descobriu artista autodidata aos 15 anos de idade, grafitando os muros que encontrou ao redor.

imagens (8)

Família

data (ou período): Ano 2020 Imagem de:

Ação voluntária

Autorretrato

data (ou período): Ano 2020 Imagem de:

Descobertas escolares

data (ou período): Ano 2013 Imagem de:

Campanha de vacinação para prevenção do vírus-SARS-CoV-2

data (ou período): Ano 2021 Imagem de:

Mulheres negras na cidade

Mãe de Marielle

Ação com crianças

Imagem de:

Família

Esse quadro representa a sua história de vida. A mulher, no centro da imagem, é a matriarca da família. E há alguns elementos que reconstituem a história, como: uma bolsa com acessórios de beleza, os irmãos, a janela aberta ao passado demonstra o cenário da cidade de origem de sua mãe.

período: Ano 2020
crédito: Arquivo pessoal

Ação voluntária

O quadro retrata a importância de cada pessoa no mundo, através da representação das mãos multicoloridas, em uma época onde havia conflitos constantes entre o poder paralelo, em uma disputa de território e o poder coercitivo do Estado. Foi uma ação de grafitti em que os turistas- de vários países- propuseram suas representações visuais envolvidos no processo de criação orientados pela Malu Vibe. O local fica na entrada da Rua 1, parte alta da favela.

crédito: Arquivo pessoal

Autorretrato

Malu decide fazer o seu autorretrato com representações da diáspora africana. Neste quadro ela faz uma referência a sua ancestralidade, visto que sua face está dividida em duas partes. Metade é representada por uma carranca e a outra cópia de sua imagem. Alguns elementos também são incluídos. A capoeira é representada pela disposição das cores. A mistura de cores faz uma referência a sua origem. O elemento da concha representa o lugar onde ela estava. Esse quadro foi criado no período pandêmico em Ilha Grande município do Rio de Janeiro.

período: Ano 2020

Descobertas escolares

Neste quadro Malu Vibe assinava a suas pinturas como Maria Luiza, Em período escolar, em que ela tinha 13 anos. a imagem de Michelangelo- Adão dando a mão para Deus- lhe despertava fascínio foi um momento de descoberta da arte de representar a realidade sem muito conhecimento técnico. É um dos poucos trabalhos que ela guardou desse período. A única coisa que ela usou foi o lápis grafite com tons de sombreamento. Esse foi o primeiro desenho mais elaborado.

período: Ano 2013
tipo: Desenho

Campanha de vacinação para prevenção do vírus-SARS-CoV-2

Esta imagem foi resultado de uma atividade realizada com fotógrafos da Rocinha com o intuito de promover a campanha de vacinação para prevenção do vírus SARS-CoV-2 e está exposta no livro "Rocinha sobre lentes".

período: Ano 2021

Mulheres negras na cidade

Esta tela é representada pela expressão artística de várias mulheres grafiteiras em um movimento coletivo Manada Arte chamado-CRIU com o intuito de homenagear a Marielle Franco vereadora assassinada na cidade do Rio de Janeiro e todas as mulheres negras. O turismo também teve sua participação apoiando a ação na favela.

Mãe de Marielle

O quadro é um retrato da MÃE de Marielle Franco, vereadora morta em 2018. Ela era uma militante que defendia o feminismo, lutava pelos direitos humanos e criticava a intervenção policial nas favelas e periferias, denunciando o abuso de autoridade contra os moradores. Esse quadro foi produzido e entregue na Feira da Colmeia que ocorre todos os sábados no bairro da Glória/RJ.

Ação com crianças

Essa imagem retrata uma oficina realizada em parceria com os projetos Morro pela Arte e Spray pela Vida direcionado para o público infanto-juvenil e os turistas com o intuito de revitalizar os becos e vielas da favela. Malu vibe revela em sua fala que as crianças sempre requisitavam sua participação na feitura de suas obras.

Palavras-chave:

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.