A história de Maria é marcada pela paixão pela costura, desde sua infância ainda quando via os tecidos num mercado da cidade, a máquina de sua irmã e o sonho de costurar, até a feitura de seu primeiro vestido. Conta que quando criança se maravilhava com os tecidos do mercado central da cidade que ficava próximo a loja do pai. Relembra como começou a costurar, o incêndio em sua casa, a mudança de cidade, como conheceu seu marido e engravidou, o reencontro com a costura, como começou a trabalhar no SESI e depois como se tornou professora de costura no Projeto ViraVida, e todas as transformações causadas após trabalhar com esse projeto.

Meu nome é Maria e nasci no nordeste do Brasil. Minha mãe era do lar e o meu pai era um pequeno comerciante de gênero alimentício, cereais, em nossa cidade chamávamos de quitanda, tinha de tudo um pouco; arroz, feijão, sabão, coisas do lar, mas quando ele faleceu, já não trabalhava mais, er...Continuar leitura

Projeto Memórias e Histórias de Mudança Depoimento de “Maria” Entrevistada por Raul Varela e Fernanda Prado Teresina, 12/07/2012 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número: VV_TM012 Transcrito por Cristiana Sousa Revisado por Luiza Gallo Favareto Depoimento com veiculação restrita ...Continuar leitura

Título: A paixão pela costura

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Maria do Espírito Santos Pires Coutinho