A história de Maria é marcada pela paixão pela costura, desde sua infância ainda quando via os tecidos num mercado da cidade, a máquina de sua irmã e o sonho de costurar, até a feitura de seu primeiro vestido. Conta que quando criança se maravilhava com os tecidos do mercado central da cidade que ficava próximo a loja do pai. Relembra como começou a costurar, o incêndio em sua casa, a mudança de cidade, como conheceu seu marido e engravidou, o reencontro com a costura, como começou a trabalhar no SESI e depois como se tornou professora de costura no Projeto ViraVida, e todas as transformações causadas após trabalhar com esse projeto.

Meu nome é Maria e nasci no nordeste do Brasil. Minha mãe era do lar e o meu pai era um pequeno comerciante de gênero alimentício, cereais, em nossa cidade chamávamos de quitanda, tinha de tudo um pouco; arroz, feijão, sabão, coisas do lar, mas quando ele faleceu, já não trabalhava mais, er...Continuar leitura

Projeto Memórias e Histórias de Mudança Depoimento de “Maria” Entrevistada por Raul Varela e Fernanda Prado Teresina, 12/07/2012 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número: VV_TM012 Transcrito por Cristiana Sousa Revisado por Luiza Gallo Favareto Depoimento com veiculação restrita ...Continuar leitura

Título: A paixão pela costura

Data: 12/07/2012

Revisor: Luiza Gallo Favareto Personagem: Maria do Espírito Santos Pires Coutinho Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.