Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Escola Pantaleão Thomaz, 24 de novembro de 2018

A máquina de costura

Esta história contém:

A máquina de costura

Vídeo

Dona Vera nasceu no dia 15 de março de 1960, no interior de Sertão, onde morava com seus pais e seus seis irmãos, trabalhavam na agricultura. Na época de escola brincava com suas amigas jogando Cinco Marias e criando bonecas de sabugo de milho. Certo dia elas estavam brincando de se jogar espigas de milho e Vera acertou na barriga de sua amiga, e esta desmaiou, nunca mais brincaram com isto. Logo depois mudou para o Paraná, onde seu pai trabalhava em uma empresa de asfalto. Após algum tempo voltaram para Sertão, onde foram morar em um galpão, pois tinham vendido sua propriedade e não tinham onde viver. Quando completou 15 anos ganhou um presente muito desejado, sua máquina de costura e começou a fazer enxovais, sendo que suas irmãs a ajudavam, alguns ficavam para ela e os outros eram para vender. Começou a frequentar os bailes daquela época, sendo que num desses bailes ela e suas amigas pegaram uma carroça, que estava ao lado da sua, soltaram os cavalos e empurraram morro a baixo, não sabendo o que aconteceu depois, porque subiram no seu transporte e foram embora. Conheceu seu marido em um dos bailes que frequentou. Sendo que seu casamento foi uma das noites mais especiais de sua vida. Teve três filhas e depois três netas. Hoje em dia se considera muito feliz com sua família e sente-se realizada emocionalmente.

Fechar

Casamento da Dona Vera.

Dados da imagem Casamento da Dona Vera.

Imagem de:
Vera Lucia Souza Dall Asta

História:
A máquina de costura

Tipo:
Fotografia

Família de Dona Vera em uma das festas de seu aniversário

Dados da imagem Família de Dona Vera em uma das festas de seu aniversário

Imagem de:
Vera Lucia Souza Dall Asta

História:
A máquina de costura

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.