Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Ravi Spreizner
Por: Ravi Spreizner, 7 de agosto de 2024

A história de escolha do nome de um homem trans.

Esta história contém:

A história de escolha do nome de um homem trans.

A história de escolha do nome de um homem trans.

Por Ravi Spreizner

O nome é uma das partes mais importantes do processo de transição de gênero. Eu sabia que quando isso acontecesse, não teria mais volta.

Meu processo de saída do armário, pela segunda vez, agora enquanto um homem trans, foi longo e desafiador. Já em um momento avançado, compartilhei com meu ciclo próximo o desejo de ser chamado pelos pronomes masculinos. Foram alguns meses nesse experimento até compreender que realmente gostei disso. E sabia que agora eu precisava escolher um nome que sabendo meu nome eu poderia espalhar isso para o mundo.

Comecei a pesquisar diversos nomes com um amigo meu, cis gay, que morava comigo naquela época. Ele me ajudava e desbravávamos nomes e ríamos das possibilidades. Decidi que queria um nome com R, curto para não ter abreviações como o meu anterior, e nada de ser composto. Além de, claro, combinar com meu sobrenome - SPREIZNER, que diga-se de passagem também foi inventado, mas por minha avó. Ah, sem falar que deveria ter um significado que fizesse sentido... Super fácil, né?!

Dias foram se passando, até que numa mesa de boteco, comendo um pastel e tomando uma cerveja com uma amiga, que ela sugeriu RAVI. Eu amei na hora, só tinha conhecido uma pessoa com esse nome, ou seja, não era comum como o meu anterior, e tinha todos os critérios que eu desejava, incluindo o significado, que é: “o Sol” ou “Deus do Sol”. A escolha do nome reflete uma simbologia de luz, conhecimento, poder e iluminação. Além de estar atrelado com a magia cigana, que estou conectado desde criança.

E assim se fez a historia de meu segundo nome nesta vida. Com ele, tive o poder de enfrentar o mundo e me libertar para ser quem sou.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma história em desenvolvimento
Texto

Matheus Alcântara Cardozo

Uma história em desenvolvimento
Laura, não a Francisca
Texto

Laura Malafaia

Laura, não a Francisca
Fabíola, sempre nascendo
Texto

Fabíola Lugão

Fabíola, sempre nascendo
MEU NOME TEM HISTÓRIAS
Texto

Fabíola Lugão C. Viggiano

MEU NOME TEM HISTÓRIAS

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.