Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

A história de Cleuza

Esta história contém:

A história de Cleuza

Me chamo Cleuza Izabel Marques, nascida em 03/07/1981, filha de Neuza Melquiades Soares Marques e José Cipriano Marques. Nasci na cidade de Caeté, no bairro chamado Horto do Cutão. Uma parteira veio ajudar minha mãe no meu parto. Tive o imenso prazer de viver do lado de minha mãe até quase completar os 2 anos de vida, por isso não tenho lembranças de seu rosto. Minha mãe faleceu no dia 24 de Maio, bem no dia que meus irmãos iam fazer aniversário. Ela teve vários filhos, não sei quantos foram no total, mas o que sobreviveram eram 8, sendo 5 moças e 3 homens, sendo que desses 3 homens 2 eram gêmeos. Meu pai não era um pai bom. Judiava muito de minha mãe e de mim e dos meus irmãos. Não fazia compra e não deixava minha mãe sair nem sequer no terreiro. Então nós ficávamos o dia e a noite dentro de casa trancados. Minha mãe só de cama, já estava bem mal. Meu pai não gostava de ver minha mãe feliz, até cinza do fogão de lenha ele colocava nas portas do lado de fora. Se tivesse rastro de gente ele perguntava do rastro que estava lá na cinza. Às vezes estava aquele solão bem quente, as janelas não podiam ficar abertas. Meu pai saia pra todo lado e eu, meus irmãos e minha mãe ficávamos presos dentro da caso que nós morávamos. Os anos foram passando quando minha mãe veio a falecer na casa da minha avó que era a mãe da minha mãe, eu sem entender que não ia mais poder ouvir sua voz, chorava pra lá e pra cá, gritava minha mãe e nada dela mexer. Meu pai na maior covardia mandou o João olhar o defunto no caixão só pra ele ir pro boteco jogar truco. Chegando no boteco meu pai dava cada grito muito alto, "truco!","truco!", e seus filhos sem entender nada. Depois que minha mãe falecer eu e meus irmãos continuamos sofrendo. Minhas tias tanto por parte de pai quanto por parte de mãe nunca quiseram nos ajudar nem nos olhar. Mas tive que ir pra casa de uma delas, sem eu ter pra onde ir. Chegando na casa de minha tia eu tinha...

Continuar leitura

Imagens (1)

fechar

Cleuza

tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios