Natural de Salvador, onde nasceu em 19 de setembro de 1986, Ronaldo Boa Morte Conceição queria ganhar dinheiro e para tanto trabalhou muito, sem se dar conta de que essa obsessão não lhe rendia os frutos esperados. Na Europa, gastou proporcionalmente ao que ganhou; no casamento, de nada valeu a intenção de dar conforto - não deu atenção e a união se esfacelou; nos negócios, faltou a base, a solidez que o conhecimento proporciona e sobreveio a perda dos mesmos. Perdeu o rumo, o desejo de viver, o sentido que há no persistir e até no existir. Reencontrou, no entanto, no estudo, a chama que deixara apagar lá na interrupção do ensino médio. Recuperou, com o apoio do Telecurso, na sala de aula, o gosto por aprender; adquiriu a consciência de que o saber é libertador e transformador. E ao criar um objetivo para a sua vida futura no magistério, no sonho de ser um professor, almeja reproduzir em outras vidas o que o Telecurso fez na sua, no sentido de exteriorizar o que cada um carrega em seu interior - de bom, de força, de vontade de crescer e aprender.

Sou soteropolitano. Nasci em Salvador, no dia 19 de setembro de 1986. Tive uma infância feliz? Sim e não. Diria que sim, foi feliz, mas foi marcada pela saudade, pela ausência de mãe. Tive uma avó que me deu carinho, me deu amor, uma mulher extraordinária que criou dez filhos, cinco sobrinhos ...Continuar leitura

Projeto Minha História, Sua História, Nossa História Depoimento de Ronaldo da Boa Morte Conceição Entrevistado por Márcia Trezza e Tereza Farias Rio de Janeiro, 15/03/2018 Realização Museu da Pessoa HTC _HV09_ Ronaldo da Boa Morte Conceição Transcrito por Liliane Custódio Revisão / Ediç...Continuar leitura

Título: A força transformadora do conhecimento

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro