Nando Bolognesi nasceu em São Paulo no ano de 1968. Passou boa parte de sua infância na cidade de Itu, onde jogava futebol com as crianças mais velhas enquanto planejava a sua carreira na área: deveria aposentar-se como centroavante na Copa do Mundo de 2002. Formou-se em Economia e conseguiu um estágio na Fiat na cidade de Torino, na Itália. Certa manhã percebeu que não conseguia passar o desodorante com a mão esquerda; foi em um hospital e lá decidiram interná-lo para exames sem revelar o diagnóstico. Fugiu do hospital e, depois, retornou ao Brasil, onde foi diagnosticado com esclerose múltipla. Aqui cursou uma nova graduação na EAD (Escola de Artes Dramáticas), onde iniciou sua carreira como ator - algo que esteve latente em diversos momentos de sua vida, como quando fantasiava, narrava e interpretava os jogos do Corinthians na infância - e, depois, como Doutor da Alegria. Nessa entrevista, Nando discorre sobre os métodos de tratamento da esclerose múltipla, sobre como está lidando com os limites impostos pela doença e como isso afetou a sua vida e personalidade em diversos níveis.

Museu da Pessoa Projeto: Memórias dos Pacientes Depoimento de Luiz Fernando Bolognesi São Paulo, 04/07/2001 Realização: Museu da Pessoa Luizfernandobolognesi_parte1_rev Entrevistado por Jurema de Carvalho, Morgana Mazetti e Emílio Ferron Transcrito por Neuza Guerreiro de Carvalho Revisado por J...Continuar leitura

Título: A doença como caminho

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Luiz Fernando Bolognesi