Rosana começa sua história contanto que ela foi a única a nascer de uma gravidez de gêmeos, pois a parteira não sabia que sua mãe carregava outro bebê. Apesar disso, conta como era uma criança feliz que gostava de brincar na rua, até entrar na escola e descobrir que não conseguia entender as letras nos ditados. Fala como sofreu com a discriminação de seus colegas e a falta de ajuda de professores, que não sabiam identificar que o que ela tinha era dislexia, transtorno de aprendizagem até então desconhecido. Descreve como ela encontrou uma fonoaudióloga que virou amiga e a ensinou o segredo para diferenciar as letras: sentir as vibrações das cordas vocais. Em meio ao relato de suas dificuldades, ela também faz relatos divertidos de suas brincadeiras, encontros de família, lua de mel e outros momentos de sua jornada. Além disso, conta como ela montou um negócio de beleza e conseguiu virar uma profissional reconhecida na empresa de papéis onde trabalhou por mais de 20 anos. Finalmente, faz um relato minucioso da rotina de cuidado de sua mãe, que ficou sete anos em coma vigil após um erro médico. Termina lembrando das histórias de seu pai e faz um convite para que tomemos cuidado com as pessoas e seus limites, pois nunca sabemos o que pode estar por trás de sua história.

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra

• Ficha técnica