Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 21 de abril de 2021

A descolonização da vida

Esta história contém:

A descolonização da vida

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Conte Sua História - Vidas Indígenas

Depoimento de Sioduhi Paulino Piratapuya

Entrevistado por Jonas Samaúma

São Paulo, 21/04/2021

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista nº PCSH_HV990

Revisado por Genivaldo Cavalcanti Filho

(00:23) P\1 - Sioduhi, quero primeiro te agradecer imensamente a oportunidade de você estar contando a sua história aqui para gente, e que ela tenha alguma utilidade para você, para o seu povo, e para quem tiver que chegar.

Eu queria que você fechasse seus olhos nesse começo, respirasse profundamente, e fosse para sua primeira lembrança. Qual é a sua lembrança mais antiga, a primeira coisa que você se lembra, que aconteceu com você nessa vida? Pode falar de olho aberto.

R - A primeira lembrança que eu tenho é de me acordar do período de verão da estiagem, na comunidade de Mariuá no Médio Uaupés, na qual eu sento em cima no morro, e olho as banzeiras levantando no rio do Médio Uaupés. Acho que é uma das lembranças que eu sempre sonhei, que sempre ficou na minha lembrança, é o lugar onde eu nasci, cresci e eu tenho boas lembranças deste lugar.

(01:50) P\1 - Qual é exatamente esse lugar em que você cresceu, o lugar que você nasceu?

R - Mariuá, que está localizado no Médio Uaupés, no extremo noroeste do Amazonas, na Cabeça do Cachorro.

(02:05) P\1 - Eu queria te pedir… Quando a gente está contando a nossa história, sempre tem as pessoas que vieram antes de nós, então eu queria que você voltasse, se possível, e contasse resumidamente um pouco a história do seu povo. O que você sabe?

R - O meu povo é Piratapuya. O povo Piratapuya está localizado entre duas fronteiras: parte está no Brasil território do Pindorama, e outra parte está na Colômbia. Os Piratapuyas, eles têm uma língua original deles, que com o tempo acabou se perdendo também. É uma língua misturada com wanano e um pouco com o tukano original. Os Piratapuyas se desenvolveram no rio Papuri e é um povo que sempre teve uma...

Continuar leitura

Título: A descolonização da vida

Data: 21 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Jonas Samaúma
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios