Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Marlene de Carvalho

Dona Marlene de Carvalho nasceu no dia 15 de agosto de 1954, na cidade de Imbituba, local onde mora até hoje.

Quando ela era criança seus pais eram muito amorosos, com ela e com seus irmãos. Lembra que, quando chegava visita em sua casa, eles ficavam brincando no quarto ou no quintal enquanto seus pais e os amigos conversavam na sala. Não podiam interromper a conversa, e as crianças só tomavam café depois das visitas, juntas não podiam.

A família não era pobre nem rica, e vivia bem e feliz. Seu avô sempre levava frutas e verduras colhidas da roça em seu carro de boi no fim do dia, e lá estava ela esperando na varanda da casa.

Ela teve um momento marcante na infância: a borracha azul. Foi seu primeiro dia de aula, seu pai a levou de bicicleta para a escola e, quando chegou na porta do colégio, ele lhe deu uma borracha azul com um pedaço vermelho, ela cheirou a borracha e diz que nunca mais vai esquecer esse dia. Esse momento marcou sua vida adulta também, pois em um dos seus primeiros dias de aula, agora como professora, quando ela entrou em sua sala com sua turma de alunos, de repente sentiu o mesmo cheiro da borracha. Ela procurou discretamente e lá estava, a borracha azul, na mão de um aluno.

Dona Marlene casou-se e teve duas filhas e um filho. Hoje, uma de suas filhas também é professora especializada em matemática. Dona Marlene foi também diretora por alguns anos, nessa mesma escola onde foi entrevistada, e lutou muito nesse período para realizar a reforma e o aumento da escola. Conseguiu!

Ela teve uma experiência marcante no início da sua carreira. Foi a pergunta de um aluno, que quis saber de onde vinha a impressão digital. Ela teve prazer em dizer para ele que iria pesquisar para lhe ensinar isso.

Dona Marlene de Carvalho é grande contribuinte para o nosso bairro e escola.

Excerto editado a partir do texto coletivo dos alunos da professora Flávia Silvia de Sousa, 4º ano da Escola Municipal Professora...

Continuar leitura
fechar

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
imagem de: Marlene de Carvalho
história: A borracha azul
tipo: Ilustração

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios