A história de Dora, nascida em 1937, entrelaça-se com a do bairro Vila Madalena, em São Paulo. Ela nasceu, cresceu e envelheceu ali. Vivenciou a época em que se vendiam cabras nas ruas (cada casa tinha a sua, para o leite diário) e em que as mulheres compartilhavam um único forno para assar seus pães. E testemunhou a transformação das antigas residências dos amigos, e dela própria, em bares e restaurantes. Do querido sogro, que morreu muito cedo, ganhou o apelido de Boneca, por causa de sua figura miúda – que, contudo, nunca implicou fraqueza. Forte, enfrentou diversos sofrimentos, incluindo uma enchente que acabou com o armazém de sua família. Embora tenha se virado como costureira e cozinheira, Dora reconhece que, por um bom tempo, também trabalhou como cuidadora. Coube a ela acompanhar de perto o fim da vida da mãe, da irmã, do marido. Hoje, ainda guarda um sonho: reencontrar um amor perdido na juventude, em uma história que, segundo ela, daria uma novela.

Eu nasci em 12 de setembro de 1937, ao meio-dia. Nesse tempo, era um parto em casa. Eu nasci com quatro quilos e 900! Morávamos na Luís Anhaia, na Vila Madalena, e, ali, eram casinhas simples, não tinham muro. Eram de arame farpado as divisões das casas. Eu ainda me lembro de ter esse muro...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História Depoimento de Dora Muller Entrevistada por Carol Margiotte e Henrique Brasil São Paulo, 24/03/2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV681 Transcrito por Rosana Rocha de Almeida Revisado e editado por Viviane Aguiar P/1 – Bom dia, Dona Dora. R – Bom dia! P/1 ...Continuar leitura

Título: A boneca da Vila Madalena

Local de produção: Brasil / São Paulo