Lucy Paixão Linhares, conhecida como Cisinha, nascida no dia 12 de junho de 1954, no Rio de Janeiro, inicia sua história de vida falando um pouco de seus pais. Filha de um advogado e professor universitário e um dona de casa, a figura de sua mãe a marcou muito, uma mulher muito forte que coordenava a casa cuidando até das finanças da família. Cisinha tem mais três irmãs, cresceu no bairro da Tijuca e, desde de sempre, ela e suas irmãs questionavam a política e o conservadorismo da época. Foi intercambista pelo AFS no EUA, em Los Angeles, Califórnia, e esse ano mudou sua vida. Lucy conta como morou com uma família muito liberal que inclusive virou um ponto de apoio para o envio e recebimento de cartas de brasileiros que estavam exilados na Europa e não conseguiam se comunicar diretamente com o Brasil, que atravessava um período de ditadura militar. Como intercambista, aos 17 anos, teve a experiência de uma vida política intensa e trocas de experiências com pessoas do mundo inteiro, isso a mudou para sempre. Narra como seu intercâmbio foi determinante na escolha de estudar Ciências Sociais. Posteriormente, atuou no AFS como Gerente de Desenvolvimento coordenando programas de bolsa de estudo e criando projetos na área de educação. Novamente, o AFS abriu sua mente para um novo campo, o interculturalismo. Lucy hoje um dos principais nomes na área de intercultura.

Meu nome é Lucy Paixão Linhares e meu apelido é Cisinha. Eu nasci no Rio [Rio de Janeiro] em 12 de junho de 1954. [O nome dos meus pais é] Havanir Brito Paixão Linhares e Rodolfo Paixão Linhares. Meu pai era advogado e professor universitário e a minha mãe era dona de casa, ambos cariocas. N...Continuar leitura

P/1 – Boa tarde, Cisinha. R – Boa tarde. P/1 – Antes de mais nada gostaria de agradecer a sua presença, sua contribuição ao projeto Memória 60 anos do AFS Intercultura Brasil. E vou começar a entrevista pedindo o seu nome completo, data e local de nascimento. R – Meu nome é Lucy Pai...Continuar leitura

Título: A antropóloga interculturalista

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro