Tia Preta, é como nós a chamamos, seu nome é Maria Alice, ela é irmã do meu avô paterno. Na família do meu avô seus irmãos, são bem diferentes uns dos outros, tem branquinhos, morenos e negros, pois minha bisavô era branca e meu bisavô Negro.
Tia Preta, seu apelido desde infância, assim como toda sua família veio de Bom Jesus do Galho. Vieram para Timóteo morar com o seu Tio. Um irmão após o outro veio para a cidade em busca de oportunidades que na roça não tinha, principalmente antigamente. Ela se casou e foi morar em Nova Era, porem o casamento não foi como o esperado, mas o fruto dele deu a ela um filho muito lindo, que deu forças para ela continuar sua jornada.
Após a separação ficou vivendo com seu filho na casa da sua mãe, e trabalhando na escola Municipal aqui em Timóteo, fez concurso e passou e ali permaneceu até se aposentar. Sua vida foi dedicada a estudar e educar seu filho. Quanto preconceito viveu por ser mãe solo, por sua cor, por vir do interior. Mas sua perseverança e dedicação não foram em vão, estudou seu filho, o ajudou a fazer faculdade, que chegou trabalhar em empresa renomada aqui em Timóteo, e oportunidades maiores alcançou indo para o exterior e hoje mora no Rio de Janeiro com sua família.
Tia Preta após ter formado e encaminhado seu filho, conseguiu comprar seu apartamento, tirou carteira, comprou seu carro, e hoje consegue olhar para trás, por tantos desafios que passou e conseguiu vencer, lutando dia após dia e se sente vitoriosa.
Ela é uma tia muito carinhosa e brava ao mesmo tempo, brincamos que ela não tem muito filtro para falar não... é presente na vida de seus sobrinhos e sobrinhos netos, nós a amamos muito.