Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 17 de abril de 2004

"Sua raiz é aqui, retorne sempre"

Esta história contém:

"Sua raiz é aqui, retorne sempre"

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Museu Clube da Esquina

Depoimento: Maria Lúcia Scarpelli dos Santos

Entrevistado por: Claudia Leonor

Local: Belo Horizonte, 17/04/2004

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista: MCE_CB007

Transcrito por: Maria da Conceição Amaral da Silva

Revisado por: Grazielle Pellicel Teixeira

P – Bom, vou começar a nossa entrevista. Eu vou pedir para você falar de novo o seu nome completo, o local e a data de nascimento.

R – Maria Lúcia Scarpelli dos Santos. Nasci em Belo Horizonte, e data 6/11/1947.

P – Joia. E, Maria Lúcia, como você resumiria a sua trajetória profissional?

R – É uma trajetória voltada para o trabalho social. Eu venho de movimento social, depois dos Procons. Dirigi o Procon estadual de Minas Gerais, Procon municipal de Belo Horizonte. Então é trabalho social, mas para resumir, ampliar a consciência de cidadania.

P – E qual que é a sua formação?

R – Sou advogada especializada em Direito Econômico.

P – Tá, é por isso que você foi trabalhar...

R – Na área de Defesa do Consumidor. E agora estendi, né, porque a Comissão lá na Câmara ela é unificada. Também com Direitos Humanos. Que também é tudo a ver com cidadania. Então é Direito do Consumidor e Direitos Humanos.

P – Tá.

R – Então é um trabalho interessante.

P – E quando você começou assim um pouco o vínculo maior com a política?

R – Olha, antes, eu entrei no Procon em 1976, mas antes eu já tinha participado de movimento popular. Eu nunca participei de movimento de igreja, mas de bairro. Eu fui presidente de associação comunitária, trabalhei no Sesc como organizadora de eventos, sabe? Sociais, culturais com os adolescentes e adultos. Como se fosse uma recreadora. Então eu vim de movimento popular, depois Procon e agora carreira política, né? Então é uma coisa interessante. Tudo o que eu estou fazendo está ligado realmente a vontade, à demanda social. A vontade que a pessoa tem de ser informada. Eu fui professora também. Então...

Continuar leitura

Título: "Sua raiz é aqui, retorne sempre"

Data: 17 de abril de 2004

Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios