História de seu nascimento. Infância e os sonhos de carreiras no futuro. Adolescência entre estudos, trabalho e diversão. Trabalho como empregada doméstica. A maternidade jovem e o retorno aos estudos. As diversas ocupações e início da militância na associação de bairro. Reuniões da Agência do Desenvolvimento Solidário. O início da catação de garrafas pet e o processo formativo com outras mulheres. Participação na Unisol Brasil. Criação da Coopersoli. A entrega da chave de seu apartamento. As políticas públicas que beneficiam os catadores. O futuro de seu trabalho e o significado da Coopersoli.

imagens (10)

Audiência Pública contra Incineração de Resíduos Sólidos

data (ou período): Ano 2014 Imagem de:Neli Medeiros

ExpoCatadores 2022

data (ou período): Ano 2022 Imagem de:Neli Medeiros

Visita à Redesol MG

Imagem de:Neli Medeiros

Catadora na labuta

Imagem de:Neli Medeiros

Mulheres da Economia Solidária

data (ou período): Ano 2015 Imagem de:Neli Medeiros

Catadores no Carnaval

data (ou período): Ano 2020 Imagem de:Neli Medeiros

Audiência Pública contra Incineração de Resíduos Sólidos

Neli Medeiros representando o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) durante uma audiência pública contra a incineração de resíduos sólidos urbanos, na Câmara Municipal de vereadores, em Belo Horizonte (MG).

período: Ano 2014

ExpoCatadores 2022

Neli em uma viagem ao ExpoCatadores, em 2022, na capital paulista. Em 2022, o evento abordou temas como a Economia Circular Inclusiva e o Cooperativismo Solidário. Durante a fotografia, o presidente Luís Inácio Lula da Silva fazia um discurso no local.

período: Ano 2022

Calendário CooperSoli

Neli Medeiros, presidente da Cooperativa Solidária dos Trabalhadores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (CooperSoli), em Belo Horizonte (MG), posando para fotografia do Calendário de catadores da CooperSoli.

Depoimento sobre Coleta Seletiva

Neli no galpão da Coopersoli, durante a gravação de um vídeo sobre a importância da coleta seletiva.

Visita à Redesol MG

Visita do saudoso Ademar Bertucci e Rodrigo (Cáritas MG) à Neli, presidente do Cooperativa Solidária dos Trabalhadores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (CooperSoli).

Centro Público de Economia Solidária de BH

Neli no Centro Público de Economia Solidária de Belo Horizonte (MG), gerido pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (SUTE), por meio da Diretoria de Economia Solidária do município.

Galpão da Associrecicle

Neli posa para uma revista da Unimed no galpão da Associrecicle BH.

Catadora na labuta

Neli posa para uma revista da Unimed.

Mulheres da Economia Solidária

Neli durante sua palestra no evento ‘Mulheres da Economia Solidária – Construindo a Emancipação’ promovido pela Unisol Brasil em Manaus (AM). O evento contou com a presença lideranças de várias regiões do Brasil, discutindo a gestão feminina de Empreendimentos Econômicos Solidários (EESs).

período: Ano 2015

Catadores no Carnaval

Equipe de trabalho de catadores durante o Carnaval de Belo Horizonte (MG) em 2020. Os catadores atuavam na Central de Coleta de Recicláveis.

período: Ano 2020
tipo: Fotografia

Projeto: A Economia Solidária na Vida das Pessoas Entrevista de Neli Medeiros Entrevistada por Bruna Oliveira Entrevista concedida via Zoom (São Paulo/Belo Horizonte), 08/05/2023 Entrevista n.º: IPS_HV006 Realizada por Museu da Pessoa P/1 – Neli para começar eu queria que você dissesse seu ...Continuar leitura

Título: "Solidariedade é o que me fortalece"