Infância na roça e o trabalho para cuidar dos irmãos. Aprendizados na escola e a ajuda na alfabetização de adultos. A ida para Nazaré das Farinhas aos treze anos e o retorno para a família. A casa de palha onde viveu e o sonho de construir uma casa de tijolos. Carona para Salvador e a adaptação ali. Primeiro trabalho numa construção. Lições na obra e as experiências nas obras. A construção do Pólo Petroquímico de Camaçari e a conquista como Mestre de Obras. Obra do metrô em Salvador e a discriminação enfrentada por ser mulher. Denúncia ao Ministério Público e o período em depressão. Processos de cura e a escrita de seu livro. A luta pela inserção de outras mulheres na profissão. Projeto Marias na Construção. Seus sonhos para o futuro.

imagens (13)

I Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Construção Pesada

data (ou período): 06/11/2015 Imagem de:

Comenda Maria Quitéria

data (ou período): 08/07/2016 Imagem de:

Mérito na defesa das mulheres

data (ou período): 22/03/2019 Imagem de:

Obra em Salvador

Simplesmente Maria

Autobiografia de Maria

Maria na Construção

Reportagem

Encontro entre Marias

Palestra na ONG

Marias na Construção

Palestra sobre Qualificação

Encontro entre trabalhadoras

I Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Construção Pesada

Maria do Amparo no "I Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia", organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (Sintepav-BA), em 2015.

período: 06/11/2015

Comenda Maria Quitéria

Maria do Amparo recebendo a Comenda Maria Quitéria, em sessão solene da Câmara Municipal de Salvador. A homenagem foi concedida pelo pioneirismo e resistência de Maria como Mestre de Obras na Construção Civil. Na fotografia, além dela, estão presentes: sua filha Cristiane e suas netas, além de companheiros de luta.

período: 08/07/2016

Mérito na defesa das mulheres

Entrega da homenagem de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Salvador à Maria do Amparo, em 2019, em reconhecimento ao seu trabalho em defesa dos direitos das mulheres.

período: 22/03/2019

Obra em Salvador

Maria durante uma reportagem, feita numa obra em que estava trabalhando em Salvador, na Bahia.

Palavras-chave:

Simplesmente Maria

Lançamento do livro “Simplesmente Maria”, uma autobiografia escrita por Maria do Amparo.

Autobiografia de Maria

Maria do Amparo durante o lançamento de sua autobiografia.

Maria na Construção

Maria do Amparo durante uma reportagem para o Governo do Estado da Bahia.

crédito: Carol Garcia/GovBA

Reportagem

Maria do Amparo durante uma reportagem para o Governo do Estado da Bahia.

Encontro entre Marias

Maria do Amparo durante um encontro com Maria da Penha, ambas são militantes históricas pelos direitos das mulheres no Brasil.

Palavras-chave:

Palestra na ONG

Maria durante uma palestra na Organização não governamental Renascer.

Marias na Construção

Certificação das alunas do curso: “Marias na Construção”, criado pela Prefeitura Municipal de Salvador, inspirado na história de vida de Maria do Amparo Xavier.

Palestra sobre Qualificação

Maria durante a palestra: “Qualificação e Subsistência das mulheres na Construção Civil”.

Encontro entre trabalhadoras

Maria durante encontro com outras trabalhadoras da Construção Civil.

tipo: Fotografia

Projeto: Mulheres na Construção Civil Entrevista de Maria do Amparo Xavier Entrevistada por Bruna Oliveira e Genivaldo Cavalcanti Entrevista concedida via Zoom (São Paulo/Salvador), 12/05/2023 Entrevista n.º: MNCC_HV005 Realizada por Museu da Pessoa Revisada por Bruna Oliveira P/1 – Dona Mar...Continuar leitura

Título: “Se não tiver, eu vou ser a primeira”

Data: 12/05/2023

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo/salvador

Editor: Mathilde Rousseaux Entrevistador: Bruna Ghirardello de Oliveira Entrevistador: Genivaldo Alves Cavalcanti Filho Personagem: Maria do Amparo Xavier Santos Revisor: Bruna Ghirardello de Oliveira Vídeomaker: Alisson da Paz Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.