Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 16 de setembro de 2022

O primeiro vereador da Lagoa de Santo Antônio

Esta história contém:

O primeiro vereador da Lagoa de Santo Antônio
Fechar

Filho formado

Dados da imagem Donato se formou em técnico em Contabilidade. No dia da formatura, sua mãe, D. Santinha, estava muito orgulhosa do rapaz. Ele mesmo estava muito contente por ter conseguido se formar, principalmente porque ele conta que quando era pequeno teve dificuldades para estudar, precisou morar um período com os padrinhos, Antônio e Dininha, em Paracatu, para facilitar a sua locomoção até à escola.

Período:
Década 1990

Local:
Brasil / Minas Gerais / Paracatu

Imagem de:
Donato Pereira da Silva Neto

História:
O primeiro vereador da Lagoa de Santo Antônio

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
paracatu, comunidade rural, comunidade lagoa de santo antônio, mãe e filho, formatura, beca, técnico em contabilidade

Donato se formou em técnico em Contabilidade. No dia da formatura, sua mãe, D. Santinha, estava muito orgulhosa do rapaz. Ele mesmo estava muito contente por ter conseguido se formar, principalmente porque ele conta que quando era pequeno teve dificuldades para estudar, precisou morar um período com os padrinhos, Antônio e Dininha, em Paracatu, para facilitar a sua locomoção até à escola.

Escola da Lagoa

Dados da imagem A escola da região se chamava Graciano Calcado e só existia ela, então todas as crianças da região e entorno precisavam se deslocar para estudar nela. Depois, para homenagear uma professora muito importante, o colégio mudou de nome para Maria Trindade Rodrigues. Donato conta que a escola era toda aberta antes e não tinha banheiro. Ele lembra que tinha um pé de manga bem no meio do pátio, onde o pessoal brincava na hora do recreio, enquanto ele ficava sentado, porque não andava muito. Na época dessa foto ele já era adolescente e não estudava mais ali.

Período:
Década 1990

Local:
Brasil / Minas Gerais / Paracatu

Imagem de:
Donato Pereira da Silva Neto

História:
O primeiro vereador da Lagoa de Santo Antônio

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
paracatu, comunidade rural, comunidade lagoa de santo antônio, escola, escola maria trindade rodrigues, escola graciano calcado, fachada

A escola da região se chamava Graciano Calcado e só existia ela, então todas as crianças da região e entorno precisavam se deslocar para estudar nela. Depois, para homenagear uma professora muito importante, o colégio mudou de nome para Maria Trindade Rodrigues. Donato conta que a escola era toda aberta antes e não tinha banheiro. Ele lembra que tinha um pé de manga bem no meio do pátio, onde o pessoal brincava na hora do recreio, enquanto ele ficava sentado, porque não andava muito. Na época dessa foto ele já era adolescente e não estudava mais ali.

Salgados para todos

Dados da imagem Donato conta que a comunidade comemorava festas de São João, Santo Antônio, Nossa Senhora da Abadia e Nossa Senhora de Santana, e que a festa de Santo Antônio durava 13 noites e a de São João 9, acompanhadas de música tocada no violão. Ele lembra que a comida geralmente se fazia em casa e levava para a igreja, para vender nas barraquinhas para o povo, após a novena, após a procissão e a missa, dar o lanche para o pessoal. Na imagem era uma festa de São João e Donato aproveitava os quitutes antes de irem para a venda.

Período:
Década 1980

Local:
Brasil / Minas Gerais / Paracatu

Imagem de:
Donato Pereira da Silva Neto

História:
O primeiro vereador da Lagoa de Santo Antônio

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
paracatu, comunidade rural, comunidade lagoa de santo antônio, salgado, festa religiosa, são joão, igreja católica, comida de festa

Donato conta que a comunidade comemorava festas de São João, Santo Antônio, Nossa Senhora da Abadia e Nossa Senhora de Santana, e que a festa de Santo Antônio durava 13 noites e a de São João 9, acompanhadas de música tocada no violão. Ele lembra que a comida geralmente se fazia em casa e levava para a igreja, para vender nas barraquinhas para o povo, após a novena, após a procissão e a missa, dar o lanche para o pessoal. Na imagem era uma festa de São João e Donato aproveitava os quitutes antes de irem para a venda.

Time da Lagoa

Dados da imagem Donato conta que um partido político prometeu o campo na Lagoa se ganhasse. Mas ele perdeu, e como naquela época a palavra valia, o pessoal correu atrás, eles tiveram que fazer o campo, que foi batizado de Antônio Pereira da Silva, o nome do seu pai. Ele lembra que o time da Lagoa era formado pelo seu pai Antônio, por Paulinho Pereira, Feliciço, Lução Leiteiro e Zequinha Pinheiro. Esses 5, podia ter o jogo que tivesse, as primeiras camisas eram deles, aí se sobrasse ia para os outros membros da comunidade que quisessem jogar. Donato diz que o time era muito unido, mas esses cinco nomes sempre mandavam.

Período:
Década 1970

Local:
Brasil / Minas Gerais / Paracatu

Imagem de:
Donato Pereira da Silva Neto

História:
O primeiro vereador da Lagoa de Santo Antônio

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
paracatu, comunidade rural, comunidade lagoa de santo antônio, time de futebol, campo de futebol, anos 70, campo de futebol antônio pereira da silva

Donato conta que um partido político prometeu o campo na Lagoa se ganhasse. Mas ele perdeu, e como naquela época a palavra valia, o pessoal correu atrás, eles tiveram que fazer o campo, que foi batizado de Antônio Pereira da Silva, o nome do seu pai. Ele lembra que o time da Lagoa era formado pelo seu pai Antônio, por Paulinho Pereira, Feliciço, Lução Leiteiro e Zequinha Pinheiro. Esses 5, podia ter o jogo que tivesse, as primeiras camisas eram deles, aí se sobrasse ia para os outros membros da comunidade que quisessem jogar. Donato diz que o time era muito unido, mas esses cinco nomes sempre mandavam.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.