resumo

Marcos Antonio cresceu na cidade de Jaboatão dos Guararapes e costumava esperar a chegada de seu pai na volta do trabalho na Rede Ferroviária. Ele conta como era a cidade de Jaboatão na sua infância com seus carnavais de rua e com a festa de seu padroeiro, Santo Amaro. Marcos conta que seu pai foi um dos fundadores da Associação dos Ferroviários do Nordeste (AFN) e ele percebeu que existem duas “categorias” de ferroviários: uma daquele que ficou com uma função técnica e aquele que andou pelas linhas. Além disso, Marcos narra suas lembranças da viagem de trem de Jaboatão a Crato que, apesar de ter sido na sua infância, guarda diversas recordações.

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Um Trem de Histórias Registro e Disseminação dos Saberes e Ofícios da Rede Ferroviária do Nordeste Módulo Pernambuco. Depoimento de Marcos Antonio Gomes Calado Entrevistado por Marcia Ruiz e Fernanda Prado Recife, 06/04/2010 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número: MRFP_HV00...Continuar leitura



Título: Ói o trem

Data: 06/04/2010

Local de produção: Brasil / Recife

Personagem: Marcos Antonio Gomes Calado Revisor: Luiza Gallo Favareto Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.


opções da página