História dos pais e de seu nascimento. Infância no bairro Jardim Miriam. Separação dos pais. Trabalho infantil. Brincadeiras de infância e primeira boneca de pano. Alcoolismo do pai e mudança de vida. Costumes familiares. Moradias e despejos. Luta por moradia no bairro Jardim Lucélia. Distância entre mãe e filhas. Dificuldade financeira. Trabalho em creche. Encadeamento de problemas e depressão. Superação e início do trabalho como catadora autônoma de materiais recicláveis. Preconceito. Separação dos materiais recicláveis. Conscientização e educação ambiental. Pandemia. Sonhos.

Entrevista de Maria Aparecida Rodrigues Entrevistada por Luiza Gallo São Paulo, 23/10/2021 Projeto Reciclagem Cadeia Produtiva - Tetra Pak Entrevista número: PCSH_HV1136 Realizado por: Museu da Pessoa Transcrita por Selma Paiva Revisado por Luiza Gallo P/1 – Dona Cida, pra gente começar, e...Continuar leitura

Título: “Eu vou mostrar para o povo o que é o meu trabalho”

Data: 22/10/2021

Local de produção: Brasil / São Paulo