Vestindo Memórias

Ano: 2017

A coleção audiovisual do Museu da Pessoa, no que diz respeito aos aspectos da vida quotidiana em relação ao vestuário, torna possível a percepção do uso do vestuário como ato comunicativo. Fotos e vídeos revelam as classes sociais, a hierarquia das relações humanas, o gosto estético que oscila entre o popular e o refinado, marca a formalidade ou informalidade do evento, os padrões de consumo de cada época, bem como costumes e rituais sociais. Assim, o vestuário surge como a expressão de um grupo social ao qual a pessoa retratada – ou seu grupo – é uma parte. Para esta exposição foi feita uma seleção que explora as especificidades do tempo e dos costumes no ato de se vestir ao longo das histórias de vida que fazem parte de nossa coleção.

Visite a exposição online