Rotas do Vale: memórias do comércio do Vale do Paraíba

Ano: 2005

Rotas do Vale foi uma exposição componente do projeto Memórias do Comércio, iniciativa do Sesc São Paulo executada pelo Museu da Pessoa. Optamos por trazer a história do comércio e das cidades do Vale do Paraíba a partir de sua marca mais característica: seu papel de interligação entre as duas mais importantes capitais brasileiras. Importante eixo de desenvolvimento entre São Paulo e Rio de Janeiro, desde os tempos coloniais, o Vale configurou-se como rota fundamental na abertura de caminhos para circulação de mercadorias.

A pesquisa incluiu as 34 cidades da região, com destaque para aquelas que representam de forma mais significativa a evolução histórica do comércio no Vale. O mapeamento para as entrevistas de história de vida enriqueceu os dados oficiais contidos nos livros de história. Vinte e cinco personagens nos cederam seus depoimentos e contribuíram para divulgar o vigor das memórias do comércio nessa região do Estado de São Paulo.

Conheça o projeto