RESILIÊNCIA – Récits de vie du Brésil

Ano: 2016

O Museu da Pessoa foi convidado a realizar uma exposição no Museu da Civilização do Canadá para mostrar o Brasil para além dos seus ícones tradicionais. Trata-se de mostrar a diversidade cultural de nosso país a partir das histórias de vida de pessoas de diferentes localidades do Brasil. A mostra procurou abordar a singularidade da história de vida de cada um. Além de diferentes regiões, as pessoas são de diferentes classes sociais e profissões.

A exposição, que reúne parte do acervo de histórias de vida do Museu da Pessoa captado durante 25 anos, foi dividida em 5 nichos, que apresentam recortes sobre os seguintes temas: Identité – Culturas indígenas, africanas, quilombolas e outras que representam os saberes e fazeres que compõem a identidade brasileira; Tensions – Violência, exploração do trabalho, preconceitos raciais e sexuais, o analfabetismo, trabalho infantil, sem-terra e sem-teto; Initiatives – Pessoas e comunidades que implementam projetos para melhorar a realidade em que vivem; Urbanité – Em menos de 100 anos, mais de 80% da população rural se estabeleceu nas cidades do Brasil, dando origem a uma sociedade cosmopolita; Créativité – Artistas brasileiros partilham sua trajetória de vida e seus processos criativos. Eles são poetas, escritores e jornalistas.