Caminhos do Mar: memórias do comércio da Baixada Santista

Ano: 2002

O projeto Memórias do Comércio, uma iniciativa do SESC São Paulo realizada pelo Museu da Pessoa, que começou contando a história da cidade de São Paulo (1994) em sua terceira etapa partiu para o litoral com a história da Baixada Santista.

O objetivo era compor um painel rico e vivo da evolução do comércio e das cidades. A história resgatada a partir de depoimentos é uma história multifacetada, plena de emoções e detalhes do cotidiano. Por meio dos depoimentos percebemos diferentes leituras sobre as aventuras e desventuras do comércio e vislumbramos como, por exemplo, iniciativas empreendedoras resultaram em marcas de regiões e cidades. Cada depoimento coletado teve seu valor e abriu uma nova perspectiva sobre a realidade. Essas histórias formaram a exposição Caminhos do Mar realizada no Sesc Santos em 2002.

Conheça o projeto