BNDES 60 Anos: Construindo um Brasil

Ano: 2012

Em 2012 o BNDES completou 60 anos de contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Visando resgatar, preservar e divulgar essa história e construir um registro permanente da memória do Banco, foi lançado o Projeto Memória. Por meio dele, foi possível registrar os valores centrais que vinham sendo desenvolvidos ao longo da construção da história do BNDES – ética, excelência, espírito público e comprometimento com o desenvolvimento sustentável do Brasil. A exposição contou um pouco a trajetória do BNDES, por meio de depoimentos de funcionários e colaboradores que ajudaram a pensar e a construir a instituição.

Os 164 depoimentos coletados pelo Projeto Memória 60 Anos do BNDES reúnem múltiplas visões e experiências de pessoas que participaram e participam de sua história. As imagens e documentos utilizados – frutos da pesquisa em acervos de arquivos públicos, institucionais e pessoais dos depoentes – complementam o trabalho. Totens multimídia convidaram o visitante a interagir com os conteúdos e possibilitaram a ampliação do conhecimento sobre vários aspectos da história do Banco.

A exposição procura sintetizar a força do BNDES no desenvolvimento econômico e social do país, em seus vários setores de atuação: infraestrutura, desenvolvimento regional, agronegócio, meio ambiente, desenvolvimento industrial, exportação, infraestrutura social e cultura.

Conheça o projeto