lgbt

ESG e Vivências LGBTQIAPN+

Intitulada “Vivências LGBTQIAPN+”, a experiência registrou ao todo 18 histórias de vida,
disponíveis para acesso gratuito.

Baseado no pilar “Social” da sigla ESG – importante para a estratégia das empresas e instituições do 3° setor – o Museu da Pessoa acredita que o registro de histórias de vida pode e deve contribuir para promover mais representatividade e diversidade das memórias coletivas da sociedade brasileira. 

Por isso, esse pilar foi um guia para a nossa parceria com o Mercado Livre e o Museu da Diversidade Sexual, que teve o intuito de registrar e divulgar histórias de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ da cidade de São Paulo para a edição de 2023 do programa Conte Sua História.

Ao longo das últimas décadas, o programa Conte Sua História tem se estruturado como espaço público para a escuta de toda e qualquer pessoa que deseje contar sua trajetória de vida e registrá-la num acervo digital e colaborativo.

Realizada através da Tecnologia Social da Memória (TSM), a experiência privilegia a metodologia de história de vida na qual não são abordados apenas tópicos específicos, e sim um panorama biográfico construído em conjunto. Aliás, a TSM é uma ferramenta simples e aplicável para projetos de memória de famílias, coletivos e empresas que tenham o interesse de registrar uma história mais diversa.

Luiz Fernando Uchôa, coordenador do Núcleo de Transmasculinidades da Família Stronger, foi um dos entrevistados e, em seu depoimento sobre o processo de transição, relembrou: 

“Quando eu peguei minha certidão, houve um churrasco lá em casa. E aí as pessoas: ‘Cadê fulana?’. Ah, meu filho… Quando eu ouvi ‘fulana’, eu disse: ‘Veja, o que está escrito aqui? Luiz Fernando, certo? Então, agora, como é que vocês vão me chamar? Meu nome é esse. Não quero A, nem B, quero Luiz Fernando’. Hoje não admito que ninguém me chame por outro nome. Falar do Luiz Fernando é falar de uma pessoa que lutou e luta pra ser quem é”. 

Helcio Beuclair é jornalista, ativista em Direitos Humanos, e também foi um dos entrevistados do projeto. Conheça um trecho de seu relato, é só clicar na imagem.

Tendo como base a interseccionalidade de aspectos como a orientação afetiva-sexual, etnia, localização geográfica, idade, entre outros fatores, “Vivências LGBTQIAPN+” celebra as diferenças, as semelhanças e os caminhos de cada uma das 18 personagens, que decidiram contar suas histórias.

Com este projeto, o Museu da Pessoa, o Museu da Diversidade Sexual e o Mercado Livre reafirmam sua responsabilidade social no âmbito do 3º setor em busca de promover o direito à memória e à representatividade de coletivos na cidade de São Paulo.

Esse projeto foi viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC 204741), por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio do Mercado Livre, apoio do Museu da Diversidade Sexual e realização do Museu da Pessoa.