sobre a coleção

criada em: 26/11/2020

MOTIRÔ – O Festejo Como Testemunho registra e difunde depoimentos de artistas, organizadores, brincantes e comerciantes que trabalham nos ofícios envolvidos em todas as etapas de diversos ritos sagrados e profanos com foco nos desafios particulares desse momento histórico de pandemia COVID-19. MOTIRÔ contempla manifestações brasileiras e internacionais devido à abrangência do tema e dos impedimentos gerados pelo isolamento. MOTIRÔ é um vocábulo Tupi Guarani que fala de trabalhos grupais e ofícios coletivos - o que gerou o termo "mutirão". No projeto, a denominação tem a função destacar nos festejos os seus ofícios e sua dimensão coletiva.

Os festejos populares têm como traço predominante a dimensão presencial e coletiva, além da ocupação dos espaços públicos.
Esses traços estão não só no âmbito do rito em si, mas em diversas fases de sua preparação: na captação de recursos; na produção de artefatos; nos ensaios e na preparação do local. A sobrevivência destes ritos – para usar um termo defendido por Didi-Huberman ao falar de cultura popular em sua obra "A Sobrevivência dos Vaga-lumes" – depende de uma diversidade de fatores socioculturais que podem envolver demandas políticas, econômicas, legislativas e até sanitárias. A imagem do vaga-lume proposta por Pasolini e que justifica o título da obra de Didi-Huberman, é usada para descrever a manifestação local e seu caráter popular e ritualístico. A metáfora aponta exatamente para essa dupla função das manifestações populares: ser um farol onde a força e o encantamento se dão pela potência de um tipo de luz que não se pretende única e massiva (como um holofote), mas com diversidade e delicadeza de fontes (como o grupo de insetos). A sutileza e intermitência dos vagalumes têm seu impacto no contraste com a escuridão da noite em ambientes rurais ou periféricos.

A série MOTIRÔ é uma realização do Museu da Pessoa e da PUC-Rio (DHIS – laboratório de Design de Histórias) e com parceria diversas universidades e instituições que possibilitaram a capilaridade do projeto, constituindo uma REDE MOTIRÔ de pesquisa listada nas telas finais de cada vídeo.