sobre a coleção

criada em: 02/07/2024

Trata das histórias de vidas e acontecimentos vividos por moradores de Petrolândia (PE) antes de depois da cidade ser inundada pelas águas da Barragem de Itaparica.

Nascido na antiga Petrolândia, a arte modificou seu destino de menino pobre. Essa história fala de determinação, do amor pela música, da origem da Banda Adolfo Alexandre de Melo e retrata uma época de uma cidade que hoje não existe mais.
Eraldo de Souza recebeu o codinome Eraldo do PT por sua militância político-partidária, teve uma vida dedicada às lutas, especialmente junto aos ribeirinhos do São Francisco antes, durante e depois da implantação da UHE Luiz Gonzaga - PE ( Por Regina Celi)
Em sua entrevista, Gustavo fala de sua infância e do roçado de seu pai, onde ajudava-o a plantar diversos produtos e criar animais. Em seguida, fala da presença da Cinzano em Petrolândia e em Floresta e comenta acerca de sua criação, que o levou a trabalhar em diversos serviços até chegar na Cinzano, onde se aposentou.

Uva em pleno sertão

Personagem: Gustavo Laureano da SilvaAutor: Museu da Pessoa

Antonio de Amorim Costa, nascido no Brejo dos Correias, em Petrolândia, mudou-se ainda jovem para São Paulo, onde buscou trabalho e completou seus estudos. Nesta entrevista para o Museu da Pessoa, ele nos conta sobre sua infância no sítio, relembrando as aventuras e desventuras enfrentadas nos deslocamentos para a cidade no início de sua vida escolar. Ele também compartilha sua trajetória até a realização profissional na área de aerofotografia, uma carreira que lhe proporcionou a oportunidade de viajar pelo mundo.

coleções que você pode se interessar