sobre a coleção

criada em: 17/09/2019

Para contribuir com a divulgação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Museu da Pessoa selecionou, em seu acervo de mais de 20 mil histórias de vida, esta coleção de histórias para inspirar pessoas e organizações a se comprometerem com os dezessete objetivos que compõem o acordo internacional pactuado por 193 países – Brasil incluído – perante a Organização das Nações Unidas (ONU).
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) constituem um plano de ação cujo foco está posto nas pessoas, no planeta e na prosperidade com justiça, paz e liberdade, tendo o horizonte de 2030 para o cumprimento das metas propostas.
Conheça aqui o documento-base da ONU.
O Museu da Pessoa também se inspira nesse desafio planetário, convencido de que sua consecução significará que a vida de todas as pessoas será profundamente melhorada e nosso mundo, transformado para melhor.

Nossa área educativa, por exemplo, está consoante com o ODS 4 (educação de qualidade) da agenda, pois promove a aprendizagem em escolas públicas por meio de uma metodologia específica que coloca o aluno em contato com suas origens e sua cultura.

A intenção de “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, expressa no ODS 11, é também uma bandeira do Museu da Pessoa na medida em que contribuímos para a valorização do patrimônio cultural por meio da manutenção e disseminação de um vasto acervo de histórias de vida.

Com relação à promoção da paz e da justiça (ODS 16), nossa atuação se dá a partir de uma defesa intransigente da diversidade e de nosso posicionamento institucional como um antídoto contra as crescentes manifestações de intolerância.

Os ODS aparecem aqui ilustrados, um a um, por depoimentos de pessoas comprometidas com a superação, com a solidariedade e com um futuro melhor para a humanidade.
Se há um traço comum entre esses homens e mulheres é a constatação de que cuidar do planeta é cuidar da vida. E o fato de que estão dispostos a não deixar ninguém para trás.

Objetivo 1.
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
** Ajudar e ser ajudado
** "É uma satisfação ver o sorriso de uma criança"
** Mudando a realidade do bairro
** Maria Perpétua
** A vida começa numa caixa de engraxate

Objetivo 2.
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
** Nair Oliveira de Almeida Bonilho
** Um ano de miséria

Objetivo 3.
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
** Eu não esqueço nunca mais
** O lado do coração: cuidar de gente
** Maria Gercina no oco do mundo

Objetivo 4.
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
** Projeto de alfabetização
** João Sereno
** Por um outro tipo de educação
** O que é necessário para viver bem?

Objetivo 5.
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
** Meninas de Sinhá
** Hoje tem marmelada
** Raimunda não sossega enquanto não estudar agronomia
** Tula Pilar: Brasil que narra

Objetivo 6.
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
** Um boi sozinho não puxa o carro
** História de moradia

Objetivo 7.
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
** Energia e consumo consciente

Objetivo 8.
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
** Cansei de ser apenas um número
** Uma empresa em que todos ganham
** O trabalho hoje é mais criativo
** As diferenças de um banco comunitário

Objetivo 9.
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
** Quebrando paradigmas na construção civil
** Um projeto com alma
** Eu nasci sustentável
** Costurando sonhos

Objetivo 10.
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
** Um exemplo, muitas vitórias, uma lenda
** Reciclando sonhos
** Paulo Freire: uma lição de vida
** Nós, mulheres da periferia

Objetivo 11.
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
** A vida da gente é uma verdadeira política
** Jacira pra toda guerra
** Liderança comunitária
** As cores do morro

Objetivo 12.
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
** Não troco por firma nenhuma
** Trabalho com consistência
** Coleta seletiva é uma questão de cultura

Objetivo 13.
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
** O problema das queimadas no Brasil
** Microações e a atmosfera

Objetivo 14.
Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
** "Já ficamos no mar cinco, seis dias"
** Minha vida com o mar

Objetivo 15.
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
** Fazer e conscientizar-se
** Trabalho com permacultura
** Sábio das tocas
** Krenak, uma família indígena no rio Doce

Objetivo 16.
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
** A primeira lembrança da mãe
** Meu maior sonho é que haja paz!

Objetivo 17.
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
** A família que construí no Brasil

Palavras-chave:

coleções que você pode se interessar

Águas de São Paulo

Autor: Colatininha Maria Zamith Calazans