Pessoas que acolhem a população em situação de rua são representadas em exposição gratuita, lançada em 3 de maio em bibliotecas públicas de São Paulo

Padre Julio Lancellotti, Christian Braga e Cleiton Ferreira estão entre as personalidades representadas na ocupação, que reúne dez histórias de vida. Evento de lançamento conta com equipe do Museu e com pessoas entrevistadas.

Acolher alguém vai além de oferecer algo material, se dá através de tempo e escuta. E é a partir deste envolvimento que a existência ganha sentido e importância. Nesse sentido, convidamos todos a ocuparem os espaços para conhecer a ocupação “Acolher Histórias”.

Desenvolvida pelo Museu da Pessoa, a ocupação apresenta ao público histórias de dez personagens que atuam na rede de proteção e acolhida à população em situação de rua da cidade de São Paulo. A ocupação, baseada na linguagem do lambe-lambe urbano, estará em cartaz simultaneamente em diferentes bibliotecas públicas de São Paulo. As instalações contam com QR Codes, que direcionam para conteúdos extras, e com a decoração de muros locais com mensagens voltadas para a população em situação de rua.

Entre as pessoas entrevistadas para a produção da exposição está o Padre Julio Lancellotti. Em seu depoimento, ele contou ao Museu da Pessoa sobre a história do seu nome, sua relação e proximidade com a religião e religiosidade, surgimento da Casa Vida, uma casa que acolhia crianças com HIV positivo e muito mais. Esse e outros relatos poderão ser conhecidos pelo público na ocupação.

O lançamento da exposição será dia 3 de maio, às 14h, na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, e contará com a presença da equipe do Museu da Pessoa e com alguns dos personagens entrevistados. O evento terá ainda a apresentação de uma contadora de histórias. No mesmo dia, a exposição também fará sua estreia na Biblioteca Patativa do Assaré CEU Casa Blanca. 

Confira abaixo mais informações:

Além das ocupações das bibliotecas, “Acolher Histórias” conta com uma coleção digital que reúne vídeos editados de cada pessoa entrevistada. O material pode ser acessado aqui.

Este projeto foi viabilizado por emenda parlamentar destinada pela Deputada Luiza Erundina, por meio do Ministério da Cultura, com realização do Museu da Pessoa.