Um balcão na capital: memórias do comércio na cidade do Rio de Janeiro

Ano: 2003

Um dos mais conhecidos escritores cariocas, Lima Barreto, criou um personagem emblemático, apaixonado pela cidade, sempre a vagar, saudoso, pelas vielas e ladeiras do Rio de Janeiro: era Gonzaga, o passeador. Como Gonzaga, há cem anos atrás, o projeto Memórias do Comércio na Cidade do Rio de Janeiro, de iniciativa do SESC-RJ e execução do Museu da Pessoa, também teve a oportunidade de caminhar pelo Rio antigo, através dos relatos de comerciantes e comerciários que se dispuseram a narrar sua vida. E revelaram o que pensavam, o que sentiam, o que desejavam. Revelaram ainda detalhes de como chegaram ao comércio, suas visões dos produtos e serviços que vendem e suas trajetórias de vida, que muitas vezes se inicia em outros estados e países e que conflui para a antiga capital da República.

O resultado está no livro Um Balcão na Capital, que para chegar às 41 entrevistas que o compõem, foi necessária uma extensa pesquisa documental e iconográfica, além de um levantamento minucioso sobre o comércio no Rio de Janeiro. Baseando-se em critérios variados – localização geográfica, ramos de atividade, modalidades do comércio, pioneirismo, inovação – a equipe de pesquisadores do Museu da Pessoa chegou a um total de 123 personagens em potencial. Destes, 41- anônimos e famosos, homens e mulheres, de todas as áreas da cidade – foram selecionados para gravarem suas histórias em vídeo e o acervo de fotos e documentos catalogado e digitalizado. O resultado, quase 100 horas de gravação e 500 fotografias e documentos inéditos fornecidos pelos entrevistados, demonstra a magnitude do projeto.

Conheça o projeto