Todo Lugar tem uma História para Contar – Escolas Guarulhos

Início: 2016
Fim: 2016

Com o propósito de transformar as histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas, valorizar a diversidade cultural e a história de cada pessoa como patrimônio da humanidade, o Museu da Pessoa propôs ao Instituto EDP e à Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos uma parceria para realizarem, juntos, o Projeto Todo lugar tem uma história para contar.

Coordenadores pedagógicos e professores de ensino fundamental e de educação de jovens e adultos (EJA) foram formados na metodologia de registro de memória oral desenvolvida pelo Museu da Pessoa, para juntamente com seus alunos revelarem histórias de moradores da cidade. Os educadores e alunos puderam refletir sobre a memória local e compartilhar suas histórias. Laços afetivos foram criados, vínculos construídos e reconstruídos.

Os alunos do ensino fundamental foram buscar, com os moradores, histórias de vida repletas de acontecimentos do cotidiano, da cidade, da imigração. As histórias dos entrevistados pelos alunos do ensino fundamental e os relatos dos jovens e adultos da EJA revelam o mosaico das diferentes origens dos moradores da cidade de Guarulhos: Ceará, Pernambuco, Piauí, Bahia, Paraná, Alagoas, Maranhão, São Paulo.

Acesse a publicação