Senador Canedo: Memórias que não se apagam

Ano: 2021

Baixe a publicação – (PDF) 3MB

Dona Luzia, conhecida como a professorinha da Vila Matinha, em Senador Canedo (GO), chegou à região nos anos 1960, antes até da emancipação do município, que só aconteceu em 1989. Luzia viu seu setor e sua cidade crescerem, assim como Terezinha, também professora, que se mobilizou junto a outras famílias para garantir a construção de escolas em Canedo. Aliás, não seria possível contar a história do lugar sem mencionar outro sonhador: Júlio Afonso Emos. Ele estava na fundação do 1o Quartel do Corpo de Bombeiros da localidade a 100 km da capital goiana.

Nesta publicação, outras pessoas de Canedo se reúnem a essas vozes. A coordenadora Maria Donizete e as professoras Hosana Costa e Gildamar Morais também fazem parte da história registrada aqui, narrada pelos alunos e alunas das escolas municipais que participaram do projeto Memória Local na Escola.

No ano em que as dinâmicas de aula ainda estavam prejudicadas pelo contexto da pandemia de covid-19, escolas, educadores e estudantes se mobilizaram para movimentar suas comunidades em tempos de isolamento. Nessa jornada, professores
participaram de quatro encontros de formação a distância com as formadoras do Museu da Pessoa e do Instituto Avisa
Lá. Aprenderam a realizar atividades de escuta de histórias dos alunos e depois de moradores do entorno da escola. Aprenderam e ensinaram os alunos a escolher uma pessoa para ser entrevistada, a preparar o roteiro, a entrevistar, a produzir um texto e a desenhar as histórias que ouviram. O resultado está aqui e na coleção virtual que os professores criaram no portal do Museu da Pessoa.