Memórias do Trabalho: depoimentos sobre profissões em extinção

Ano: 1999

Os textos que compõem este livro foram selecionados de 32 depoimentos coletados a partir de julho de 1996. Esses registros fazem parte do projeto “História das Profissões em Extinção”, supervisionado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM_CUT), no âmbito do Programa Integrar, e realizado pelo Museu da Pessoa – com apoio da Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia e da Lei de Incentivo à Cultura.

Ao fim de cada bloco de texto, os depoentes estão identificados com nome e ano de nascimento. Na área inferior das páginas, uma linha do tempo localiza os fatos marcantes do século 20 e contextualiza a narrativa dos depoentes. No final do volume, aparecem as biografias dos trabalhadores que tornaram possível esse livro. O conjunto de testemunhos aqui reunidos tem o objetivo de contribuir na construção de uma memória do trabalho sob a ótica dos próprios trabalhadores. Sua intenção é servir tanto para a compreensão como para a superação dos desafios impostos pelo processo de reestruturação produtiva.

Conheça o projeto