Memórias da Literatura Infantil e Juvenil

Ano: 2009

Baixe a publicação – (PDF) 3MB

A literatura infantil e juvenil brasileira está repleta de livros que narram parte das memórias de seus autores. Como não se lembrar de Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado, ou Por parte de pai, de Bartolomeu Campos de Queirós, ou ainda Os meninos morenos, de Ziraldo, entre tantos outros? Memórias da terra natal, dos amigos da infância, das escolas, dos pais e avôs – tudo isso sempre serviu como fonte de inspiração para os artistas. Unindo essas tantas recordações com a imaginação, escritores e ilustradores recriaram pedaços de seu passado e criaram novas e deliciosas histórias.

Assim também é a memória de cada um de nós, uma mistura do que fizemos com o que queríamos ter feito. É por isso que as memóriasdas pessoas atraem tanto o Museu da Pessoa, porque é nelas queencontramos a realidade recheada de imaginação e de emoção.

Em quase duas décadas de trabalho já ouvimos milhares de histórias de vida. Com base nelas, pudemos entender vários brasis, reais e possíveis. Então, por que não ouvir também as memórias de gente que cria histórias para as nossas crianças e jovens? Por que não conhecer as memórias de quem instiga os sonhos infantis e juvenis?

Foi dessa vontade que surgiu o projeto “Memórias da Literatura Infantil e Juvenil”. Durante o ano de 2008 entrevistamos mais de quarenta pessoas cujo maior dom é criar fantasias. E, entre recordações e invenções de todo tipo, elas nos falaram sobre algo muito importante na vida delas: os livros. Primeiro, os livros feitos de vozes, das mães, dos avós, dos professores, que, ao contarem histórias para as crianças, mostraram o caminho de entrada para a imaginação. Depois, os primeiros livros de papel, essa imensa descoberta de um novo universo. Por fim, as chaves para todas as bibliotecas do mundo.

Que livros foram esses na vida de cada autor? Onde eles foram encontrados? Onde foram lidos? Como e por que foram tão importantes? Dentro da história de cada um dos artistas nos deparamos com a história de muitos livros. E é isso que você vai encontrar nesta publicação. Vire a página e caminhe conosco pela trajetória de leitura de Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Tatiana Belinky, Marina Colasanti, Ângela Lago… e muitos outros.

Conheça o projeto