Memórial São Paulo Futebol Clube

Ano: 1994

Pela primeira vez o São Paulo Futebol Clube teve sua memória resgatada e organizada em um Memorial. Inédito na trajetória dos grandes clubes esportivos do Brasil e do mundo, o Memorial do São Paulo Futebol Clube, produzido pelo Museu da Pessoa, possui recursos multimídia, espetáculo multivisão e exposição de fotografias, troféus e objetos.

O Memorial ocupa um espaço de aproximadamente 500 metros quadrados, em frente à entrada da Tribuna de Honra do Estádio do Morumbi. O São Paulo investiu na sua realização: um trabalho que resgata, preserva e divulga a sua história e por conseguinte, do futebol brasileiro. O acervo contém objetos, fotos e documentos guardados ao longo dos anos por funcionários e torcedores.

O Memorial divide-se em três níveis: no térreo, o público pode admirar uma seleção feita entre cerca de três mil troféus conquistados pelo clube em seus quase 60 anos de existência. Em lugar de destaque, um painel eletrônico transmite para os visitantes frases de depoimentos, curiosidades e informações. Na galeria do segundo piso estão expostos troféus de atletismo e objetos como a camisa original de Friedenreich, as luvas e os cinturões de campeão de Eder Jofre e as sapatilhas usadas por Adhemar Ferreira da Silva na Olimpíada de Helsinque. Finalmente, um amplo espaço, que pode abrigar eventos culturais e exposições temporárias sobre diversos assuntos, apresenta painéis fotográficos narrando a trajetória do clube através dos tempos.

Duas estações multimídia permitem que o visitante leia, veja e ouça depoimentos de personagens que contam a história do São Paulo, como Eder Jofre, Adhemar Ferreira da Silva, Zetti, Muller, Bauer e Poy, além de outros como Angelina Guizzi Correa, telefonista do clube há 23 anos, ex-presidentes e conselheiros, líderes de torcidas organizadas etc. Para a abertura do Memorial foram gravados 35 depoimentos. Dividido em módulos, o programa possui interatividade e atende desde torcedores até pesquisadores especializados.

Cada depoimento pode ser lido na íntegra ou em trechos separados, apresentando ainda um conjunto de fotografias, mapas, informações biográficas e um pequeno trecho em vídeo.

Todo este conjunto de informações está à disposição de torcedores, sócios do clube, estudantes, pesquisadores, jornalistas e visitantes nacionais ou estrangeiros que tomarão contato direto com a memória viva do São Paulo Futebol Clube e, ao mesmo tempo, com uma parcela importante da própria história do esporte brasileiro.

Conheça o projeto