Ipojuca: Histórias que o açúcar conta

Ano: 2021

Baixe a publicação – (PDF) 32MB

Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe e Serrambi são algumas das praias que podem ilustrar os cartões-postais de Ipojuca, município próximo a Recife e cujas origens remontam às primeiras etapas da colonização do território brasileiro. Nesta publicação, porém, apresentamos um retrato de Ipojuca que está distante do mar verde e das areias claras estampadas nas fotos de viagem.

Nos relatos de Josefa, Ivanildo, da Paz, dona Zezé, Nice, tia Aninha e tantos outros, abrem-se as portas da zona rural, dos engenhos e de memórias que expressam tanto dificuldades quanto determinação.

Há lembranças da fome, das escolas sem infraestrutura e da maternidade precoce, mas há também a memória da diversão no rio Ipojuca, das conquistas proporcionadas pelo trabalho na usina de açúcar, do desenvolvimento do município que tinha salas de aula de taipa e hoje tem laboratórios de informática para os estudantes.

Ouvir essas histórias foi possível em razão da parceria entre o Museu da Pessoa, o Instituto Avisa Lá e as escolas locais. O trabalho possibilitou a realização de 15 entrevistas. No ano em que as dinâmicas de aula ainda estavam prejudicadas pelo contexto da pandemia de covid-19, 15 escolas, 26 professores e cerca de 510 alunos e alunas se mobilizaram para movimentar suas comunidades em tempos de isolamento.

Nessa jornada, professoras e professores participaram de quatro encontros de formação a distância com as equipes do Museu da Pessoa e do Instituto Avisa Lá. Aprenderam a realizar atividades de escuta de histórias das crianças e depois de moradores do entorno da escola. Aprenderam e ensinaram os estudantes a escolher uma pessoa para ser entrevistada, a preparar o roteiro, a entrevistar, a produzir um texto e a desenhar as histórias que ouviram. O resultado está aqui e na coleção virtual que os professores criaram no portal do Museu da Pessoa.