Educar para o Futuro: Fundação Bradesco 50 anos 1956-2006

Ano: 2006

Baixe a publicação – (PDF) 12MB

Falar sobre Educação é falar de relações humanas e de transformações de vida. Mais do que traduzir a evolução de leis ou métodos educacionais, é acompanhar o desenvolvimento de pessoas e de suas interferências nas comunidades em que atuam.

Essa publicação é resultado de um intenso e longo processo de pesquisa e coleta de depoimentos, opção feita para refletir uma trajetória participativa que é repleta de desafios.

O projeto teve duração de dez meses e entrevistou 60 pessoas, selecionadas pelo Museu da Pessoa, com base na participação individual e representativa dos momentos históricos da Fundação. O trabalho inicial de pesquisa identificou fases cronológicas distintas que deviam ser complementadas com o relato de seus protagonistas, a fim de transmitir as emoções de cada momento.

Os depoimentos que compõem esse projeto contribuem para divulgar uma nova história repleta da essência do passar dos tempos e reforçam a visão que, muitas vezes, não conseguimos obter através da frieza dos documentos.

O Museu da Pessoa tem como missão registrar, preservar e transformar em informação, histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade, promovendo mudanças sociais por meio da reflexão sobre a identidade e valorização de indivíduos e comunidades. A preocupação da Fundação Bradesco era sempre a de compor um painel histórico multifacetado, com base na experiência de vida dos personagens que deixam suas marcas pessoais na trajetória de suas comunidades ou instituições.

Isso será encontrado nas páginas desse livro onde não faltarão emoção e alegria. Compusemos uma breve linha do tempo, um completo histórico das 40 escolas da Fundação Bradesco, das cidades que as abrigam, dos projetos desenvolvidos, informações estas que, reunidas, poderão auxiliar e fomentar novas pesquisas sobre tão profícua e importante instituição.

Conheça o projeto