De barro, café e histórias: memórias de Piracicaba

Ano: 2021

Baixe a publicação – (PDF) 15MB

Piracicaba, a 150 quilômetros da capital paulistana, tem mais de 400 mil habitantes entre a zona rural e a zona urbana. No horizonte, aparece com destaque o rio eternizado na voz de Tião Carreiro e Pardinho. Quem não se lembra dos versos “O Rio de Piracicaba vai jogar água pra fora, quando chegar a água dos olhos de alguém que chora”? Além do rio às margens do qual a cidade foi fundada, no século XVIII, registramos nesta publicação a história de moradores que participaram, em 2021, do projeto Memória Local na Escola.

São 29 entrevistas feitas com tanto afeto quanto trabalho. No ano em que as dinâmicas de aula ainda estavam prejudicadas pelo contexto da pandemia de covid-19, 17 escolas, 29 professores e cerca de 720 alunos se mobilizaram para movimentar suas comunidades em tempos de isolamento.

Apesar dos encontros serem realizados a distância, a equipe se empenhou e se encantou com a participação dos alunos e com as histórias que ouviu de pessoas da comunidade, como Cristiana, a diretora que tem medo de barata; Diógenes, que queria ser astronauta, mas virou grafiteiro; Zé Ico, um agricultor bem-humorado; e Sebastião Ferreira, de 104 anos, memória viva de Piracicaba. Além da publicação em PDF, foram impressos 500 exemplares do livro, distribuídos nas escolas envolvidas e na Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba. Esse projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – PRONAC 20.4741, Lei Estadual de Incentivo à Cultura de São Paulo – ProAC 29.670, com patrocínio da Klabin, o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, em parceria com o Avisa lá, e realização do Museu da Pessoa.

Conheça o projeto