Comércio em São Paulo: imagens e histórias da cidade

Ano: 2012

Baixe a publicação – (PDF) 31 MB

Em 1995 foi lançado ao público o Projeto Memórias do Comércio, a partir de uma parceria entre o Instituto Museu da Pessoa, o Sesc, a Federação do Comércio, o Senac e o Sebrae. A iniciativa buscou recuperar, na narrativa dos depoentes, brasileiros e imigrantes estrangeiros de diferentes idades, as lembranças da atividade comercial e da vida na cidade de São Paulo, que já era metrópole, mas ainda guardava dimensões de cidade na memória daqueles comerciantes e trabalhadores, incluídos na aventura de esclarecer como e por que comércio e cidade estão sempre unidos.

De lá para cá, muitas mudanças ocorreram no cenário nacional e as mudanças socioeconômicas do maior entreposto comercial, vitrine da América Latina, continuam revelando sua atratividade para os negócios, enquanto incrementa o segmento comercial de serviços e traduz a perseverança e o trabalho dos empresários e empreendedores do comércio.

Se a grande região metropolitana e o que se convenciona chamar de “megalópole” hoje concentra aproximadamente 50% da população do Estado de São Paulo, gerando desafios para políticas públicas e para a sociedade civil, reafirma, de outro lado, o potencial da diversidade que marca a busca de uma vida cosmopolita na atualidade. Assim, e diante dessas novas dimensões que São Paulo nos apresenta, era significativo apoiarmos uma nova pesquisa, para expandir e aprimorar a pesquisa anterior, mas, mantendo sua essência, além de rever os novos significados que diversas modalidades tinham e outras, novas, têm, em substituição àquelas que perderam força ou foram redefinidas por novas tecnologias, mudanças de comportamento dos consumidores e impacto do comércio virtual.

Nessa direção, poderemos verificar que a metrópole ampliou a oferta de comércio e serviços em todas as regiões e abriu espaço para a especialização, concentrada em ruas, shoppings ou em bairros, reeditando a geografia urbana. Com essas faces, a publicação traz um pouco do dinamismo que está ativo e pertence à história do comércio em São Paulo nos últimos anos e está aqui revelado na contribuição de todos os participantes, o que vem atualizar a trajetória de seus idealizadores e do interesse geral.

Conheça o projeto