Centro de Memória Virtual: Casa Vale

Ano: 2004

A Casa da Vale é um espaço virtual dedicado à história da Companhia Vale do Rio Doce com acervo inédito de histórias de vida, entrevistas temáticas, fotos e documentos digitalizados sobre a trajetória da empresa e seus protagonistas, além de exposições virtuais, passeio virtual, roteiros e jogos educativos sobre o tema.

Com acesso universal e gratuito na internet, a Casa da Vale está vinculada a um sistema de dados, desenvolvido especialmente para preservar e organizar esse acervo. É um Centro de Referência e Cultura Virtual.

Em 1999, a Companhia Vale do Rio Doce iniciou um projeto inovador de construção, preservação e divulgação da história da empresa. Desenvolvido pelo Museu da Pessoa, a iniciativa incluiu o registro de histórias de vida, entrevistas temáticas, pesquisa documental e iconográfica, além de mapeamento de arquivos institucionais.

Esse acervo foi matéria-prima de quatro documentários, um banco de dados na intranet e o livro Histórias da Vale, com tiragem de 22 mil exemplares. O projeto tinha com objetivos: dar visibilidade à história da Companhia da Vale do Rio Doce e sua contribuição para o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país; valorizar a história das pessoas e comunidades ligadas à trajetória da empresa; constituir uma fonte diferenciada de conhecimento para educadores e estudantes; fortalecer a interação com as comunidades, incentivando seu protagonismo histórico e inclusão digital.

Conheça o projeto