BB 200 anos de Brasil: pessoas que fazem história

Ano: 2009

Baixe a publicação – (PDF) 28MB

Os 44 personagens que pontuam as páginas a seguir são homens e mulheres criativos, de bem com a vida; acompanham a seu modo as transformações do mundo e são donos de um traço comum: todos têm alguma relação com o Banco do Brasil e sabem que a instituição completou 200 anos de existência.

A história do BB cabe em cada uma dessas pessoas, protagonistas elas próprias de uma história única. São testemunhos nos quais transparece a honestidade de propósitos típica da alma brasileira, vindos de um povo trabalhador e digno das oportunidades que só uma instituição financeira com profunda capilaridade social é capaz de prover.

Há um movimento produtivo pulsando nos interiores do País. Dele brotam exemplos singulares de trabalho, por vezes estritamente vinculados ao bioma em que se desenvolvem, mas em todos os casos reveladores de uma noção especial de empreendedorismo e da correta aplicação das melhores tecnologias sociais.

Os entrevistados deste livro estão distribuídos pelos seis biomas brasileiros, como se a distinção da natureza física significasse um tributo à rica diversidade cultural do País. No segundo semestre de 2008, foram colhidas entrevistas em São Paulo, Brasília, Monteiro (PB), Caicó (RN), Orós, Quixadá e Tururu (CE), Rio de Janeiro, São Lourenço do Sul, Pelotas e Bagé (RS) – no Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa. As entrevistas nos biomas Amazônia e Pantanal foram realizadas em Belém, Igarapé-Miri (PA), Manaus (AM), Boa Vista e Pacaraima (RR), Campo Grande, Miranda e Corumbá (MS).

Transcritos e editados, esses testemunhos constituem uma homenagem aos atores do dia-a-dia do Banco do Brasil, no transcurso do seu bicentenário e como são construtores de uma memória social relevante; seu registro e disseminação é tarefa a que se propõe o Museu da Pessoa. Histórias de vida são capazes de integrar conhecimentos que ajudam a compreender melhor o mundo que envelhece enquanto as pessoas se transformam, como bem referiu o poeta.

Conheça o projeto