Almanaque Memória dos Trabalhadores da Petrobras

Ano: 2003

Baixe a publicação – (PDF) 89MB

Quem melhor do que aqueles que ajudaram a construir a Petrobras para contar um pouco dessa história, de sua própria história? Petroleiros de ontem e de hoje são, portanto, os protagonistas desse registro – uma homenagem e um agradecimento aos trabalhadores no ano simbólico em que a Petrobras completou seu cinquentenário.

Fazer uma boa síntese das diferenças, sejam elas de formação profissional, regionalismos ou ideologias. Essa é a razão de, por meio do Conselho Gestor, a Companhia e o Sindicato dos Petroleiros Unificado de São Paulo terem se unido para tornar realidade o projeto Memória dos Trabalhadores Petrobras, uma parceria até então inédita. O Almanaque é uma amostra significativa de depoimentos dos empregados. São depoimentos assinados e reproduzem a visão dos trabalhadores. Coube ao Museu da Pessoa a seleção, a edição e a organização desses registros.

Foi escolhido o formato Almanaque, apropriado à leitura leve e prazerosa, que sinaliza para o caráter afetivo e despretensioso da obra – bem mais um convite ao diálogo e à expressão de novos pontos de vista do que uma história factual da Companhia.

Conheça o projeto