Almanak da Idade de Pensar

Ano: 1993

Existe a idade de crescer, a de fazer e a de pensar. Pensar sobre a experiência que se acumulou ao longo da vida, e está guardada na memória como se fosse um almanaque.

O Almanaque da Idade de Pensar contém histórias de pessoas entrevistadas no Projeto Memória Oral do Idoso. O texto não apresenta uma narrativa linear, mas uma trama formada por vivências e enfoques que se complementam ou se contradizem.

Durante as entrevistas e na confecção final deste trabalho, não buscamos uma “verdade” histórica ou apenas informações de época, mas sim procuramos resgatar as formas como cada um dos entrevistados lembra de sua trajetória. as narrativas coletadas são certamente reflexões que podem servir a todos nós. além de textos e fotos dos depoentes, este almanaque traz espaços para que cada leitor faça suas anotações, misturando sua vida com a dos entrevistados.

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura através da Oficina Cultural Oswald de Andrade e coordenado pelo Museu da Pessoa, o Projeto Memória Oral do Idoso reuniu durante três meses um grupo interdisciplinar, incluindo psicólogos, jornalistas, historiadores, sociólogos e museólogos, que fez as entrevistas, indexou o acervo e confeccionou esse almanaque.

Conheça o projeto