Acesita – A História do Inox através das Pessoas

Início: 2004
Fim: 2004

O objetivo principal do projeto A História do Inox Através das Pessoas é o levantamento e a sistematização da história da produção de aços especiais, mais especificamente o aço inoxidável no Brasil, através da experiência dos funcionários mais antigos da Acesita, bem como o registro das inúmeras possibilidades de uso que o aço inoxidável permite hoje.

Todo o projeto foi desenvolvido pelo Museu da Pessoa, ao longo de seis meses de trabalho. Em uma primeira etapa, foi feito um levantamento documental e iconográfico no Arquivo Central da Empresa (Timóteo- MG) e uma pesquisa bibliográfica nas mais destacadas bibliotecas das instituições de Belo Horizonte, como a UFMG e a Fundação João Pinheiro. Esta pesquisa resultou numa grande linha do Tempo com três eixos temáticos: Corporativo, Comunidade e Desenvolvimento Tecnológico e, subsidiou as ações posteriores da pesquisa.

Acesse a publicação