A História do Inox através das Pessoas – Acesita 60 Anos

Ano: 2004

A proposta do projeto A História do Inox Através das Pessoas teve como conceito norteador narrar a história da produção do aço inoxidável, através da experiência dos funcionários mais antigos da Acesita, bem como o registro das inúmeras possibilidades de uso que o aço inoxidável permite hoje.

Todo o projeto foi desenvolvido pelo Museu da Pessoa, ao longo de seis meses de trabalho. Em uma primeira etapa, foi feito um levantamento documental e iconográfico no Arquivo Central da Empresa (em Timóteo) e uma pesquisa bibliográfica nas mais importantes bibliotecas das instituições de Belo Horizonte, como a UFMG e a Fundação João Pinheiro. Esta pesquisa resultou numa grande linha do Tempo com três eixos temáticos: Corporativo, Comunidade e Desenvolvimento Tecnológico e, subsidiou as ações posteriores da pesquisa. Outro levantamento, realizado dentro da Usina, foi a localização dos mais antigos funcionários da Acesita que poderiam ser entrevistados de modo a registrar como ocorreu na prática, o permanente trabalho de expansão da Usina ao longo destes 60 anos. Nesta etapa foram sugeridos cerca de 66 nomes de funcionários que poderiam ser entrevistados. Os principais parâmetros para a definição dos nomes a serem entrevistados foi a participação efetiva da pessoa nos processos de aprimoramento da fabricação do aço inox, desde 1965, período em que a empresa começa pioneiramente a fabricar o inox em barras, até os dias de hoje. No total o projeto realizou 69 entrevistas.

No total foram entrevistados 25 pessoas que puderam falar dos mais diversos assuntos relacionados a questão do inox. Das mais diversas áreas de produção da Usina tais como o Alto-Forno, Lingotamento Contínuo, Aciaria e Laminação a Quente e Laminação a Frio. Dos funcionários que tinham o conhecimento empírico da fabricação dos aços especiais, aos engenheiros com mestrado contratados durante o Plano Diretor de Expansão na década de 70. Dos antigos Presidentes ao atual quadro de dirigentes, com grande influência do cartesianismo francês trazido pelo Grupo Arcelor onde a valorização do homem é um dos princípios norteadores da empresa. Também foram entrevistados usuários e fabricantes de produtos a partir do inoxidável, num total de 14 pessoas. Complementando as gravações, foi realizada um dia de entrevistas na Usina, onde os atuais funcionários da linha de produção e alguns aposentados, espontaneamente, puderam contar suas experiências e seu cotidiano de trabalho. Ao final do dia, foram registradas 30 entrevistas de cerca de 15 minutos, onde podemos perceber o quanto a Acesita está presente na vida destas pessoas. Destas entrevistas, foram escolhidos algumas histórias pitorescas que revelam os causos de humor e de amor pela empresa.

Conheça o projeto